Brasil ganha sua primeira universidade tecnológica |
|
|
Publicado pelo UniversiaBrasil 22/11/2005 |
A primeira universidade tecnológica do Brasil, a Federal do Paraná (UTFPR), será instalada oficialmente hoje, segunda-feira, 21. A cerimônia será presidida pelo reitor pro tempore, Eden Januário Netto, e contará com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, do vice-reitor pro tempore, João Luiz Kovaleski, autoridades e parlamentares.
A instalação dos demais campi, no total de seis, será em seguida. Dia 25 de novembro (Medianeira), dia 26 (Campo Mourão), dia 2 de dezembro (Cornélio Procópio), dia 5 (Ponta Grossa), dia 9 (Dois Vizinhos) e dia 10 (Pato Branco). A UTFPR é a primeira universidade especializada do país com denominação específica e foi transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) em 7 de outubro, por meio de sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para Eden Januário Netto, a instalação da universidade tecnológica não significa uma mudança de gestão, mas um marco de etapa histórica. É a quinta oportunidade de mudarmos em 96 anos de existência, considerando que a instituição não foi criada e, sim, transformada, afirma Netto, referindo-se às cinco alterações de nome e estrutura pedagógica da UTFPR, desde a sua fundação em 1909.
A instituição tem 96 anos e muita história para contar. Ela oferece 11 cursos técnicos integrados e dois subseqüentes, 41 graduações, 41 especializações, quatro mestrados e um doutorado. Tem cerca de 15.500 alunos regulares, 1.330 professores e 539 técnicos administrativos estão distribuídos em campus localizados nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco/Dois Vizinhos e Cornélio Procópio
http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=27099
MEC
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|