Fundeb: ministro descarta creches na emenda

Publicado pelo Aprendiz 25/11/2005

Ao receber ontem deputados da área de educação, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, descartou a proposta de incluir creches entre as instituições a serem financiadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ele argumentou com deputados da comissão da Câmara que analisa a proposta de emenda constitucional de criação do fundo que isso exigiria a liberação de mais recursos federais.
Palocci exibiu documento mostrando que o atendimento das creches aumentaria as perdas dos governos estaduais em R$ 4,8 bilhões, beneficiando em contrapartida as prefeituras.
O presidente da comissão, Severiano Alves (PDT-BA), e a relatora, Iara Bernardi (PT-SP), disseram que Palocci aceitou o convite para comparecer à Câmara terça-feira e discutir a emenda do Fundeb.
Mais de 15 deputados reuniram-se com Palocci por volta do meio-dia. Até terça-feira, um grupo de trabalho formado por Câmara e governo tentará aparar as arestas relativas ao Fundeb.

O Globo