> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Sonda japonesa consegue coletar solo de asteróide


Publicado pelo Folha Online 28/11/2005

(SALVADOR NOGUEIRA)
A sonda japonesa Hayabusa aparentemente se tornou na última sexta-feira o primeiro artefato humano a pousar num asteróide e coletar amostras. Ela agora prepara sua volta à Terra, aonde deve chegar em 2007. Só então o sucesso da missão será confirmado.

Em sua segunda tentativa de coleta, a Hayabusa desceu sobre o asteróide Itokawa e disparou um pequeno projétil na direção do solo. Esse foi o método escolhido pela Jaxa (agência espacial japonesa) para coletar amostras --com o tiro no chão, a poeira sobe e é coletada pela sonda, que então bate em retirada com muita rapidez. A primeira tentativa ocorrera na semana passada, quando a sonda estacionou sobre meia hora no seu alvo --sem fazer coleta.

Agora, a nave tem até o início de dezembro para deixar o Itokawa e marcar um curso para a Terra. Se tudo correr bem estará de volta em junho de 2007. Então uma cápsula com as amostras voltará à atmosfera e descerá ao chão de pára-quedas sobre a Austrália.

Com as amostras do pequeno Itokawa, asteróide irregular com medidas aproximadas de 500 x 200 km, os japoneses esperam ajudar a desvendar a origem do Sistema Solar. Os cientistas acreditam que os asteróides em geral sejam os restos do processo que formou os planetas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14000.shtml

Folha de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader