> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Governo aprova inclusão de creches no Fundeb


Publicado pelo Aprendiz 01/12/2005

(Cássia Gisele Ribeiro)
O governo incluirá as creches no novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A decisão aconteceu após as recentes manifestações realizadas pelo movimento "Fundeb pra Valer!", que reivindicava a inclusão no fundo da educação de crianças com menos de três anos .
O anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Antonio Palocci, durante depoimento na Comissão Especial da Câmara que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) criando o Fundeb. Assim que entrou na sala, Palloci foi abordado por um grupo de 100 mães com bebês e pela coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Denise Carreira, que colocou uma criança no colo no ministro e apelou para que a União destinasse recursos suficientes para a inclusão das creches no fundo.
"A inclusão das creches é, sem dúvida, uma conquista que só foi possível com mobilização da sociedade, mas 200 milhões são insuficientes e continuaremos a pressão para que a União aumente sua contrapartida ao Fundeb", disse Carreira lembrando que a reivindicação era de que fosse destinado R$ 1 bilhão.
O ministro se mostrou desfavorável à inclusão de um piso salarial nacional para professores na emenda - outra das solicitações da campanha - sob o argumento de que pode prejudicar estados e municípios com menos recursos. A PEC deve ser votada em plenário, em primeiro turno, no dia 6 de dezembro.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=e2eb4db30af47010001a13992e6f0d71

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader