> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Alunos dão aula para faxineiros do colégio


Publicado pelo Aprendiz 05/12/2005

Os funcionários que cuidam da limpeza do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, estão tendo aulas de português e matemática. E quem os ensina, são ninguém menos que alunos do ensino médio da escola. O projeto "Mais ação, mais educação", que teve início em outubro deste ano, atende 35 funcionários e tem o objetivo de estimular o aprendizado das disciplinas escolares diminuindo o índice de analfabetismo funcional.
"O desafio de fazer uma interferência social no bairro levou os alunos a perceberem no seu entorno e conhecer os faxineiros do colégio. Logo, já estavam fazendo uma sondagem para descobrir sobre suas necessidades e, em seguida, iniciaram o projeto," conta a coordenadora do programa Cidadania do Colégio Bandeirantes, Cinília Tadeu Gisondi.
Para arrecadar fundos para o projeto, foi feita inicialmente uma camiseta de campanha. "Sensibilizamos a todos na escola e, em uma semana apenas, conseguimos superar nossas expectativas de vendas. O dinheiro deu para comprar os materiais para as aulas e ainda sobrou para investir no ano que vem na continuação do projeto", conta Isabelle de Macedo Henriques, aluna do 2º ano do ensino médio.
Caderno, estojo, lápis, caneta e borracha, são os materiais básicos que formam o kit. Livros, eles ainda não têm para oferecer aos funcionários, porém os professores ajudam na composição de cada aula. Elas são dadas uma vez por semana com sessão de vídeos e leitura de jornais. Segundo Isabelle, este material ajuda na deficiência dos funcionários com a leitura e também colabora para reflexão e discussão de temas cotidianos.
O grupo de estudos tem, por enquanto, aulas de português e matemática, áreas nas quais os funcionários disseram ter mais dificuldades. Para o próximo ano, a idéia é que se estenda para as demais disciplinas, que haja mais dias de aula, apostilas como material de apoio e turmas noturnas. "Além disso, queremos tornar o projeto um espaço de voluntariado onde mais alunos e professores possam participar. Não pretendemos parar o projeto pois esta é uma herança positiva deixada pelos nossos alunos," acredita Cinília.
E os funcionários têm aproveitado a oportunidade. "Sinto que a relação entre eles mudou. Hoje vejo mais sorrisos, cumprimentos, os funcionários elogiam nossos alunos e demonstram alegria em estar participando das aulas", conta a professora de Inglês do colégio, Sandra Braid.
"Antes havia um muro entre nossas relações e agora estamos mais próximos. Para nosso grupo está sendo muito estimulante ver que eles estão aprendendo e, ensinar pessoas que provavelmente têm poucas oportunidades é muito gratificante," completa Isabelle.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=ecdee8c60af47010001a1399e4dc640f

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader