> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Estar atualizado ajuda na redação do vestibular


Publicado pelo Aprendiz 09/12/2005

(Mariana Gallo)
Temida pela maioria dos candidatos, a redação é uma das provas que mais pesam no vestibular. Sua pontuação depende da carreira escolhida, mas varia de 20 a 40 pontos, o que pode ajudar bastante para garantir um lugar na universidade. A maior dica para quem quer se dar bem nessa prova é estar atualizado.

Segundo a coordenadora de português do Colégio Etapa (SP), Cecília Passonoi, estar informado sobre assuntos atuais, como a crise no governo, o problema do desmatamento na Amazônia, ajuda a ter argumentos para escrever uma boa redação. "Nada de revistas de moda ou de celebridades, o que se deve ler é jornais e revista semanais como a Veja e a Época", recomenda. Até porque o tema da prova está relacionado a algum acontecimento do ano.

Outra dica preciosa da professora é estar atento aos erros de português. Reler o texto antes de copiá-lo na folha de questões ajuda na correção da ortografia e da pontuação. Embora sejam recomendações antigas elas podem garantir uma boa redação. Para aprimorar nesses ítens, a professora recomenda praticar em casa especialmente com temas da atualidade, o que dará ao vestibulando mais segurança na hora da prova.

Usar a folha de rascunho para esclarecer as idéias também é importante porque, segundo ela, ajuda a "enxugar" o texto antes da entrega da prova. A professora lembra que é preciso estar atento para não fugir do gênero solicitado. "Não devemos esquecer que o gênero exigido é dissertação e não narração, é preciso prestar bem atenção nisso", alerta. Fazer um plano sobre o que vai ser escrito e refletir uns minutinhos sobre ele ajudam a definir o que é ou não importante ser abordado na redação.

A letra. Este é outro problema comum aos que se candidatam a uma vaga na universidade. "Entender a letra do candidato é fundamental para uma boa correção do avaliador", ressalta. "Quem consegue ler garrancho é médico, não avaliador". O tamanho da redação deve estar dentro do que foi solicitado pela coordenação do vestibular.

Para treinamento, a professora recomenda as sugestões de temas atuais relacionados no link sala de estudos do site www.etapa.com.br. "Há dicas de como você fazer textos nos moldes exigidos pela Fuvest", conta. Para se manter informado, ela sugere os sites: www.veja.com.br , www.folha.com.br , www.estado.com.br e www.epoca.globo.com . "Além da informação, é necessário estar ligado no texto desses sites", lembra.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=0b93001f0af47010001a1399b3de8437

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader