Estréia em janeiro Escola de Tempo Integral |
|
|
Publicado pelo Folha Online 09/12/2005 |
O governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira o Projeto Escola de Tempo Integral, que prevê aulas das 7h às 16h.
Segundo o projeto, na parte da manhã, os alunos terão aulas de todas as disciplinas do currículo. À tarde, serão realizadas oficinas culturais com atividades artístico-culturais, atividades esportivas, orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática e práticas de educação ambiental e qualidade de vida, entre outras atividades. Os alunos receberão três refeições diárias --lanche, almoço e lanche.Divulgação
O governador Geraldo Alckmin durante o lançamento
Atualmente, os alunos de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental têm 5 horas/aula diárias. Descontada a hora de almoço, passarão a ter 8 horas/aula, por dia.
"O objetivo é deixar o adolescente mais tempo na escola. Assim ele se afasta das ruas e das drogas", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que lançou o programa, ao lado do secretário da Educação, Gabriel Chalita.
A adesão das escolas ao tempo integral será voluntária, mas a expectativa é que o projeto comece no primeiro semestre de 2006 em 140 unidades.
As escolas interessadas terão até o dia 20 de dezembro para decidir sobre a adesão. Cada unidade poderá ter o seu próprio projeto, afirma o governo estadual.
Período noturno
A Secretaria da Educação também quer ampliar de quatro para cinco o número de aulas no período noturno.
Segundo Chalita, a partir da próxima segunda-feira (12) deverá começar uma votação para aprovação da proposta do governo estadual.
"Se aprovada, o aluno terá mais aula, mas ela deixa de ser de 50 minutos e passa a ter 45. Com isso, o estudante terá o enriquecimento curricular porque ele passa a ter outras matérias", disse.
A proposta será avaliada por todos os professores e alunos do período noturno. Se aprovada, a medida entra em vigor já no próximo ano.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18134.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|