> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Guia para educação a distância


Publicado pelo Aprendiz 12/12/2005

(Rodrigo Zavala)
Se há algumas décadas a educação a distância era realizada por correspondência, na era digital ela é feita principalmente pela internet. No entanto, questiona-se se os professores estão familiarizados com essa evolução.

Essa foi a preocupação do analista de sistemas Carlos Alberto Seixas, ao apresentar um guia que orienta a utilizar a informática na aprendizagem. Resultado da dissertação de mestrado apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), a plataforma é de fácil acesso e pode ser aplicada a qualquer área do conhecimento.

O pesquisador elaborou um curso-piloto de microinformática para enfermeiros utilizando o software Teleduc, desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Comprovamos que os usuários tiveram grande facilidade para utilizar as ferramentas e não precisaram de nenhum curso preparatório", disse Seixas.

O pesquisador conta que muitos professores da USP não possuíam familiaridade com outras plataformas e acabavam utilizando-as parcialmente. "Eles apenas colocavam o conteúdo das aulas na internet", afirmou.

Para Seixas, a educação a distância possui suas especificidades. Não basta copiar todo o conteúdo da aula dada em sala. "É preciso interatividade para manter o aluno interessado". Na nova plataforma é possível encontrar todas as ferramentas básicas para desenvolver um curso: agenda e cronograma, exercícios de múltipla escolha, questões dissertativas, leituras de textos com hiperlinks, fórum de comunicação entre os alunos e professores, sala de bate-papo. O professor também consegue averiguar quanto tempo o aluno ficou conectado no site e quantas vezes o acessou.

Para quem critica essa modalidade de ensino por achar a falta de proximidade entre professor e aluno é prejudicial, o pesquisador argumenta: "A distância que existe é apenas física. Há figuras presentes que auxiliam a aprendizagem, como os tutores que tem contato direto com os alunos, intermediando as relações".

Para ter acesso ao guia, basta acessar www.usp.br.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=10ea1c490af47010001a1399d4be42aa

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader