> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Falta de informação é inimiga do meio ambiente


Publicado pelo IG Educação 13/12/2005

(Juliana Andrade)
Na comunidade quilombola Conceição das Crioulas, que fica no município de Salgueiro (PE), a falta de informação é um dos principais inimigos do meio ambiente.
Por isso, a professora e artesã Maria de Lourdes da Silva, que representa a comunidade na 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, veio a Brasília pedir que o governo ofereça oficinas de capacitação no local onde vive. Para ela, dessa forma, os cerca de quatro mil remanescentes de quilombos poderão aprender mais sobre as formas de preservar o meio ambiente.

A professora disse que, muitas vezes, ocorrem queimadas porque os moradores de Conceição das Crioulas não têm a consciência de que, ao jogar uma ponta de cigarro no mato seco, podem provocar um incêndio. "Nem todo muito tem condições de participar de reuniões, de ter esse aprendizado, então a gente sente uma grande necessidade disso, de ter uma orientação maior".

Segundo ela, outro problema que poderia ser minimizado com a realização de oficinas de capacitação é o acúmulo de lixo. Maria de Lourdes acredita que, se os remanescentes de quilombos recebessem orientações sobre formas corretas de destinação dos resíduos, os danos ao meio ambiente seriam menores. "Penso que seria muito bom o investimento numa pessoa da comunidade, que tivesse mais conhecimento das coisas, e que repassasse isso para os outros".

A participação social é um dos destaques da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que começou no sábado (10) e termina amanhã (13). Dos 1,5 mil delegados que vieram dos estados para participar do encontro, metade representa movimento sociais e organizações não-governamentais. Dos 50% restantes, 30% são representantes do setor empresarial e 20%, do setor governamental.

Os participantes do encontro discutem propostas relativas ao tema Política Ambiental Integrada e Uso Sustentável dos Recursos Naturais. Ao final do encontro, será aprovado um documento com as conclusões dos debates, que será encaminhado ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/educacao/2210501-2211000/2210632/2210632_1.xml

Agência Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader