Nota mínima do ProUni deverá ter 45 pontos |
|
|
Publicado pelo O Estado de S.Paulo 13/12/2005 |
(LISANDRA PARAGUASSÚ E LEONENCIO NOSSA )
A nota mínima para os candidatos ao programa de bolsas Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), será de pelo menos 45 pontos de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi dada ontem pelo ministério, no primeiro dia de inscrições para o programa, que terá, ao longo de 2006, 130 mil vagas em 1.080 instituições. "Ainda não definimos a nota de corte, mas ela não será inferior a 45 pontos", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Trata-se da nota mínima que os estudantes precisam obter para concorrer a uma vaga. Neste ano, na primeira edição do ProUni, ela foi de 45 pontos. Mas só conseguiram vagas os que fizeram mais de 65. A nota de corte é definida pelo MEC, mas a concorrência acaba elevando a média necessária. Até o início da tarde, já havia quase 40 mil inscritos no programa. A expectativa é de que o número passe de 600 mil.
Em 2005, foram 340 mil candidato beneficiados pelo ProUni, a maioria brancos, segundo levantamento divulgado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Das 112 mil bolsas 72,8 mil foram para brancos, 38 mil para negros e 1,2 mil para índios.
Segundo Lula, os projetos desenvolvidos pelo MEC reduziram o analfabetismo e melhoraram o desempenho da "meninada". "Sai debaixo, porque eles vêm com tudo para ser vitoriosos", disse
http://txt.estado.com.br/editorias/2005/12/13/ger001.html
O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|