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concluintes aumentaram em 34% desde 2001


publicado pela infopessoal em 19/12/2005

SÃO PAULO - A eficiência das instituições federais de ensino está aumentando: o número de ingressantes continua praticamente estável e o de concluintes vem crescendo ao longo dos anos.

Entre 2001 e 2004, este aumento foi de 34%, o que reflete uma redução na evasão dos alunos, um dos critérios para se qualificar um sistema de ensino eficiente, ou não.

Outro fator que pode ter influenciado no crescimento do número de concluintes é a redução do tempo de conclusão dos cursos, pois antes os alunos demoravam muito para finalizar seus estudos.

As informações constam no Censo da Educação Superior e foram divulgadas na última sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação.

Panorama do Ensino Superior Brasileiro
O número de instituições de educação superior em 2004 foi de 2.013, sendo 224 públicas (11,12%) e 1.789 privadas (88,88%). Em 2003 eram 1.859 escolas, o que representa um aumento de 8,3%. O censo também revela que há 18.644 cursos superiores no País, sendo 6.284 (33,7%) na rede pública e 12.360 (66,3%) na privada.

Foram oferecidas 2.320.421 vagas nos processos seletivos em 2004, 15,9% a mais que em 2003. Deste total, 13,3% (308.492) são do setor público e 86,7% (2.011.929) do privado. A relação de candidato/vaga, numa média geral, foi de 2,2, porém, este número salta para 7,9 nas instituições públicas e cai para 1,3 nas particulares.

Os cursos de administração são os que concentram o maior número de alunos, com 620.718 matrículas. Em seguida estão os cursos de direito (533.317), pedagogia (388.350), engenharia 247.478) e letras (194.319).

Matriculados x concluintes
No ano passado, foram registrados 4.163.733 alunos matriculados, sendo 28,3% (1.178.328) no setor público e 71,7% (2.985.405) no privado, o que representa um aumento de 55% no total desde 2001. Nesse universo, as mulheres representam 56,4%, contra 43,6% de homens.

Nas instituições públicas predominam as matrículas no período diurno (63,9%) e nas particulares, no noturno (68%). Isso pode ser facilmente explicado pela necessidade maior de trabalhar daqueles que estudam numa instituição paga.

Entretanto, o número de ingressantes em 2004 foi menor, pois quase metade (43,8%) das vagas de educação superior não foram preenchidas. Das 1.303.110 vagas ocupadas, 22% (287.242) foram nas instituições públicas e 88% (1.015.868) nas privadas.

Em 2004 formaram-se 626.617 alunos nos cursos superiores, sendo 202.262 (32,3%) nas instituições públicas e 424.355 (77,7%) nas particulares. Esse número é 18,7% maior do que aquele verificado em 2003.

http://www2.uol.com.br/infopessoal/noticias/_HOME_TOP_425888.shtml

Infopessoal

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