Curso de língua dos surdos tem início no Rio |
|
|
Publicado pela Folha Online em 28/12/2005 |
O Ines (Instituto Nacional para Educação de Surdos), órgão no Rio de Janeiro vinculado ao Ministério da Educação, abrirá a partir do próximo ano turmas de formação oficial de professores surdos e de intérpretes para trabalhar com alunos da 1ª a 4ª série do ensino fundamental.
É o que determina a regulamentação da Lei de Libras (língua brasileira de sinais), assinada na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e repassada ontem pelo ministro Fernando Haddad (Educação) às instituições ligadas a portadores de deficiência auditiva.
Inicialmente, as aulas da língua usada pelos surdos para se comunicar serão dadas apenas no Rio de Janeiro, no Ines.
Com a regulamentação, também serão oferecidos cursos de especialização em libras para professores que atuam a partir da 5ª série do ensino fundamental.
A disciplina será ministrada ainda em cursos universitários de licenciatura e de fonoaudiologia. As instituições de ensino superior terão dez anos para oferecer libras em todos os seus cursos.
Outra medida prevista na regulamentação é a reserva de 5% das vagas do Sistema Único de Saúde (SUS) e de órgãos públicos federais para funcionários tradutores ou intérpretes de libras.
Já o governo federal terá prazo de um ano para transformar ou criar escolas e classes bilíngües em toda a sua rede de ensino.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18194.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|