Google e Yahoo! surpresa de feira de eletrônicos |
|
|
Publicado pelo Folha Online 10/01/2006 |
(ALFRED HERMIDA)
A participação do Google e Yahoo! foi a grande novidade de uma feira de produtos eletrônicos realizada em Las Vegas, na semana passada.
Os dois gigantes da internet são vistos como empresas que estão mudando a forma como as pessoas acessam música e vídeo e, por isso, apesar de fornecerem serviços, foram destaques da feira ao lado de fabricantes de produtos de consumo como a Sony, a Samsung e a Toshiba.
O Google montou um estande colorido em um dos pavilhões, e o Yahoo!, uma tenda no estacionamento da feira, chamada CES (Consumer Electronics Show). Apesar de ocuparem um espaço reduzido da área total do evento, elas estiveram entre os destinos mais populares para os 130 mil visitantes da CES.
Acesso
O tema dominante do evento foi como facilitar o acesso das pessoas ao conteúdo que elas desejam, onde e quando quiserem. Este é exatamente o tipo de serviços com os quais o Yahoo! e Google se destacaram nos últimos anos.
Na CES, as duas na prática se reposicionaram como empresas de mídia, anunciando uma série de acordos que as levarão muito além da área de buscas na internet, que está na origem de seus negócios.
Eles incluem a transmissão de programas de TV e vídeos para computadores e telefones celulares, assim como a ligação de serviços da internet com equipamentos eletrônicos tradicionais como a televisão.
Transformação
O Google, por exemplo, anunciou sua loja de vídeo on-line, que vai oferecer programas da rede de TV americana CBS por US$ 1,99 (R$ 4,50). "O mais importante é transmitir o conteúdo", disse na feira o diretor-executivo do Google, Eric Schmidt. "A informação digital deve estar disponível em todos os aparelhos durante o tempo todo."
Já o Yahoo! anunciou um programa que vai permitir a seus 450 milhões de usuários que acessem seus e-mails, fotos digitais e outros serviços por meio da TV ou do celular. "A internet está se transformando em um instrumento de entrega de serviços de consumo", disse Marco Boerries, vice-presidente da empresa.
Outras companhias mostraram na CES que estão tentando ampliar o seu perfil, como a Intel, que apresentou a Viiv, uma tecnologia para unir o computador e a televisão, e a Microsoft, que quer fazer o seu Windows servir de plataforma para conectar todos os tipos de aparelhos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u49785.shtml
BBC Brasil
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|