Curso capacita diretores de escolas públicas |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 10/01/2006 |
(Karina Costa)
"Um bom gestor na escola reflete diretamente na melhoria da aprendizagem do aluno," segundo Ilona Becskeházy, diretora executiva da Fundação Lemann, entidade que oferece um curso de capacitação para diretores da rede pública de ensino do país. Denominado "Gestão para o Sucesso Escolar", o curso tem o objetivo de estimular lideranças participativas e direcionar o foco de toda a equipe para o aprendizado de seus alunos.
As aulas são presenciais e com conteúdos on-line. A idéia é que tudo que foi discutido nas aulas seja compartilhado com os funcionários da escola. Nas sessões on-line, os diretores são acompanhados por tutores que os ajudam na transposição dos conteúdos para a realidade de cada escola. O programa e as atividades são divididos em cinco módulos: "Participar para aprender - um novo olhar sobre a escola"; "Mobilizar para o planejamento colaborativo da mudança"; "Aprendendo a aprender"; "Ambientes e tempos para a aprendizagem"; "Todos pela aprendizagem dos alunos".
Os gestores mantém uma comunidade virtual para troca experiências sobre como participar de fóruns de discussão, fazer consultas a biblioteca virtual e comunicar com os atuais gestores em curso. "O diretor da escola é como um maestro que dá as diretrizes do aprendizado. Precisávamos acordá-los para os problemas pedagógicos das escolas. Investir no diretor é uma ferramenta importante para a melhoria na qualidade do ensino público," acredita Becskeházy.
A primeira experiência com o curso foi em 2004, com 160 escolas municipais do estado de São Paulo e 40 estaduais de Santa Catarina. A eficácia do projeto comprovada depois da realização provas objetivas de português e uma redação com alunos das 4ºs e 8ºs séries. A nota média em língua portuguesa dos 16.739 estudantes das 4ªs séries aumentou 18%, passando de 24,2 para 28,55, em um total possível de 40 pontos. Nas 8ªs séries, o ganho foi de 13%.
Também foi avaliado o impacto na evasão escolar, repetência, trabalhos em equipe escolar e mobilização da comunidade. Todos os indicadores registraram grande melhoria depois da aplicação do curso nas escolas.
A capacitação pela internet beneficia atualmente alunos das escolas públicas do Tocantins e Ceará. O projeto, que começou em agosto do ano passado, atende 179 gestores de escolas estaduais de 60 municípios do Ceará e 157 gestores de 34 cidades no Tocantins.
"Esse curso é importante porque algumas escolas estão em estado de inércia, totalmente acomodadas. Deve haver cobrança social para mudarmos a situação da educação no Brasil. Se não tivermos uma boa educação, dificilmente o país conseguirá seu desenvolvimento econômico e social", acha a diretora.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=b0f8ab590af470100140984b2229b990
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|