Estado terá 500 escolas em período integral |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 13/01/2006 |
A rede estadual terá 500 escolas funcionando em período integral na volta às aulas, em fevereiro - 119 na Grande São Paulo e o resto no interior. O número representa quase 10% do total. O programa do governo, que inicialmente atingiria só 170 delas, foi ampliado por causa da grande quantidade de pedidos. Os alunos de 1ª a 8ª séries ficarão na escola entre 7 e 16 horas. Pela manhã, ocorrerão as atividades curriculares tradicionais e, à tarde, aulas de teatro e esportes, entre outras.
"Precisamos melhorar a qualidade do ensino", disse ao Estado o governador Geraldo Alckmin, que hoje anuncia a ampliação do programa. Além do aumento do período em que os alunos permanecerão na escola, ele cita programas de capacitação de professores e de maior participação da comunidade para melhorar a qualidade da educação.
Alckmin quer transformar todas as cerca de 6 mil escolas da rede em período integral. Hoje, os alunos ficam cinco horas na escola. Os que cursarão o período integral - cerca de 138 mil dos 6 milhões - terão 9 horas/aula, mais uma de almoço. Haverá três refeições. Os pais que não concordarem terão de mudar o filho de escola.
"Não sei onde deixar meus filhos quando vou trabalhar. E não sei onde eles estão quando não estão na escola", diz Miriam Takara Chambo, que tem seis filhos e apenas um estuda na Escola Estadual Iolando Malozzi, na zona norte da capital, que terá período integral. A ampliação era reivindicação antiga da Associação de Pais e Mestres.
"Demos preferência às escolas com bom espaço físico e profissionais habilitados", disse Alckmin. Mesmo assim, haverá contratações . O investimento será de R$ 65 milhões
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=bf52e8a20af470100140984bfa6ef153
O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|