> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
MEC quer fazer este ano olimpíada de português


Publicado pelo IG Educação 17/01/2006

(Vitor Abdala)
O objetivo é valorizar e promover o ensino do idioma entre os estudantes da educação básica, por meio de uma competição que deve envolver desafios de análise, interpretação e produção de textos.

Hoje (16), o secretário-executivo adjunto do MEC, Ronaldo Teixeira, reuniu-se com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Educação do Ceará, estado que já promove a olimpíada, para discutir como será a competição.

De acordo com Teixeira, a língua é um instrumento importante pelo qual passa toda a cultura e a visão de mundo dos estudantes. "É fundamental que consolidemos uma proposta de ensino da linguagem e valorizemos para que não mais se ouça do nosso estudante: ‘eu tenho duas dificuldades: Matemática e Português. Matemática é aceitável porque é um raciocínio, é algo acrescido. Mas a língua é inata, é inerente ao ser humano", avaliou.

A Olimpíada de Língua Portuguesa, prevista para acontecer no meio do ano, deve envolver as 27 unidades da federação e contar com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As duas instituições vão emprestar a experiência desenvolvida com a I Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas, realizada em 2005, com a participação de 10,5 milhões de estudantes de 31 mil instituições públicas de todo o país.

Teixeira disse ainda que o MEC também deve realizar este ano a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática. "Diante do êxito, é provável que venhamos a repetir, porque não tem custo tão elevado e é uma maneira de promover, divulgar e estimular o professor e fazer com que os alunos estudem mais matemática", afirmou.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/educacao/2242501-2243000/2242867/2242867_1.xml

Agência Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader