> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Superdotados da rede pública ganharão apoio


Publicado pelo Globo Online 23/01/2006

Cerca de 5% da população brasileira apresenta altas habilidades acadêmicas, estimam especialistas. São os chamados superdotados, que receberão atendimento especial a partir de um projeto apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) às secretarias estaduais de Educação de todo o país. O MEC investirá R$ 2 milhões na criação de centros de apoio aos alunos superdotados da rede pública nas capitais.

O objetivo é dar suporte às escolas na identificação, atendimento e desenvolvimento do potencial destes estudantes. Normalmente, eles se destacam dos demais por terem habilidade acima da média, mas podem também ser os mais bagunceiros.

- O núcleo vai ampliar as oportunidades destes alunos talentosos, que, às vezes, têm desinteresse nas aulas por achá-las monótonas. Se o professor souber como melhorar a qualidade do ensino, estes estudantes serão beneficiados e a aprendizagem vai ser melhor para todos - afirma Valéria Rangel, coordenadora geral de Desenvolvimento de Educação Especial do MEC.

Os recursos do ministério serão investidos na aquisição de equipamentos, como computadores e aparelhos de televisão, e mobiliários para os núcleos. Em novembro, o MEC realizou em Brasília um curso intensivo de pedagogia para superdotados, que contou com um professor de cada estado. Esses profissionais atuarão nos centros estaduais e repassarão os conhecimentos aos colegas.

Os estados devem ceder pessoal, material didático e um espaço para a criação de três salas, para atendimento aos alunos, professores e famílias. O atendimento será diferenciado para cada um. A proposta é receber mensalmente 1.620 alunos nas 27 unidades da federação.

Cada estado terá autonomia para desenvolver as próprias ações, como a expansão para outros municípios por meio de visitas itinerantes de pedagogos ou psicólogos.

São consideradas superdotadas as pessoas com elevada capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para as artes; ou capacidade psicomotora. Resumindo, são alunos que aprendem mais rápido que outros determinada disciplina ou têm bom desempenho em todas as áreas.

http://oglobo.globo.com/online/educacao/plantao/2006/01/18/189987079.asp

O Globo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader