Progresso do país depende da qualidade de ensino |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 27/01/2006 |
Se alguém perguntar qual ação é mais importante para o desenvolvimento a longo prazo do Brasil, o que você responderá? Um projeto, que vem sendo desenvolvido desde maio do ano passado, fez a pergunta a acadêmicos, pessoas representativas da sociedade e ao público em geral, pela internet. A maior parte dos três grupos respondeu que a prioridade para o progresso do país é melhorar a qualidade de ensino no Brasil.
Essa foi uma das conclusões preliminares de uma série de pesquisas feitas pelo Brasil 3 Tempos, projeto do governo federal que visa estabelecer objetivos para o desenvolvimento a longo prazo do país.
Inicialmente, em maio de 2005, um questionário foi enviado por correio para 50 mil pessoas consideradas representativas da sociedade brasileira. As perguntas foram elaboradas por 100 especialistas de diversas universidades do país. Esses pesquisadores elegeram 50 temas relacionados com as sete áreas do projeto Brasil 3 Tempos (institucional, econômica, sociocultural, territorial, de conhecimento, ambiental e global). Os respondentes tiveram que escolher, em ordem de importância, os dez temas que acreditavam serem mais relevantes para o futuro do país.
Em agosto, esses 50 temas foram reapresentados, dessa vez, para todos os brasileiros interessados, em grandes portais de internet e nos sites das agências do governo. Logo em seguida, o mesmo questionário foi encaminhado para 20 mil estudiosos de universidades. Agora, seis meses depois do envio da última pesquisa, o NAE (Núcleo de Assuntos Estratégicos) da Presidência da República está avaliando os resultados obtidos.
As escolhas feitas por esses três grupos foram organizadas em um ranking pelo Núcleo. Segundo o chefe de gabinete do NAE, Alberto Fonseca, já é possível tirar conclusões interessantes dos resultados. "Embora sejam respondentes vindos de realidades diferentes, os da internet, por exemplo, em geral podem ser considerados mais estudados e inteirados da realidade do país que os que participaram do primeiro questionário e os acadêmicos, por sua vez, já estudaram a fundo o desenvolvimento do Brasil, a maioria das três pesquisas escolheram a melhoria da qualidade de ensino como a principal prioridade para o progresso do Brasil", afirma ele.
Há também outros pontos que estão sendo estudados. A primeira pesquisa foi feita antes de a crise política estourar, enquanto a segunda e a terceira foram feitas em agosto, quando as denúncias contra o governo continuavam a aquecer as discussões em Brasília. "Com isso, nós percebemos pontos muito interessantes. A normalidade democrática, por exemplo, que na primeira pesquisa aparecia como uma das dez principais prioridades, caiu muito nas duas posteriores", conta Fonseca. "Da mesma maneira e, suspeitamos pelo mesmo motivo, a reforma do sistema político-partidário cresceu bastante no ranking dos temas considerados prioritários na segunda e na terceira pesquisa em relação ao da primeira", completa.
Outra discussão que chamou a atenção dos coordenadores da pesquisa é o da soberania e da defesa nacionais. "A soberania sobre a Amazônia foi considerada de grande importância em todas as três pesquisas, mas a defesa nacional, não. Ou seja, as pessoas não relacionam uma coisa com a outra", afirma Fonseca.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=076b39680af470100140984be5a804cd
Pnud
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|