> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Escola: co-responsável pela saúde bucal do aluno


Publicado pela ABN Notícias 31/01/2006

A escola exerce um papel importante na conscientização dos alunos sobre bons hábitos de higiene bucal. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Norberto Francisco Lubiana.

A orientação com relação aos cuidados com os dentes deve ser compartilhada com toda a sociedade - pais, autoridades públicas, educadores e profissionais de saúde. A escola, neste contexto, exerce um importante papel na orientação das crianças, segundo Lubiana

Não existe um programa de saúde bucal escolar padronizado no País. Cada secretaria municipal e estadual de saúde desenvolve sua própria política e executa seu próprio cronograma, em virtude do tamanho da população atendida, necessidades específicas de saúde bucal locais, disponibilidade de recursos humanos e materiais e outras variáveis. Os programas mais completos incluem treinamento de professores sobre temas ligados à saúde bucal, exames odontológicos periódicos nos alunos, aplicação tópica de flúor e aulas sobre escovação. Além de serem diretamente beneficiadas, as crianças atendidas agem como multiplicadoras de conhecimento, transmitindo o que aprenderam na sala de aula aos demais familiares.

“Os pais deveriam verificar se na escola dos filhos existe a preocupação com a saúde bucal”, explica Lubiana. Caso a escola pública local não seja atendida por algum programa, o presidente da ABO orienta os pais a cobrar do governo local uma resposta à altura do problema e sugerir o desenvolvimento de ações específicas a seus representantes nos conselhos municipais de saúde.

Na opinião do presidente da ABO, as escolas particulares também devem se envolver na promoção da saúde bucal e buscar informações junto à autoridade pública de saúde sobre os programas de saúde escolar existentes. “As 319 células da Associação Brasileira de Odontologia espalhadas pelo país também podem prestar informações sobre promoção de saúde bucal”, diz Lubiana.

http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=30153

ABN -Agência Brasileira de Notícias

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader