Escolas adotam cruzadas para ampliar vocabulário |
|
|
Publicado pelo UOL Educação 31/01/2006 |
Cerca de dezesseis mil escolas de todo o país estão usando revistinhas de palavras cruzadas para ampliar o vocabulário e melhorar o conhecimento de ortografia dos alunos. A iniciativa é resultado do projeto "Coquetel nas Escolas", cujo objetivo é estimular o raciocínio das crianças no ensino fundamental.
O projeto foi criado em 2001, durante a Bienal do Livro, em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da revista, o material já foi distribuído a cerca de três milhões de estudantes de 1ª à 8ª séries.
Para receber o material basta um representante da escola fazer o cadastro pela Internet.
"Usamos como uma atividade complementar às aulas de língua portuguesa, para ampliar o vocabulário e melhorar a ortografia", disse a professora Sônia Maria Alvarenga Braga, diretora pedagógica da Escola Meimei, no Rio de Janeiro.
Para o professor João Ribeiro da Silva, de Lingüística e Política Educacional da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú), em Sobral, no Ceará, a revista contribui para o armazenamento de informações. "O desenvolvimento cognitivo de crianças, jovens e adultos é construído a partir das memórias de curto e longo prazo".
Outros recursos que ajudam o estudante a evitar erros ortográficos é a leitura de bons livros e a prática de ditados de palavras -hoje facilmente encontrados pela Internet, gratuitamente.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4167.jhtm
UOL Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|