Ensino fundamental é tema de debates

Publicado pelo IG Educação 03/02/2006

O secretário Municipal de Educação de São Paulo, José Aristodemo Pinotti, disse no programa Diálogo Brasil, que a qualidade é a parte mais crítica do ensino fundamental brasileiro.

Ele afirmou, ao participar do programa no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, que há um "péssimo resultado final" e isso é uma contradição, já que 31% do orçamento estadual se destinam à educação.

A coordenadora Geral do Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Sandra Denise Pagel, revelou, no estúdio da TV Nacional, em Brasília, que o ministério enviará nova proposta de diretrizes curriculares para as escolas. Ela disse que o objetivo da Lei 11.114, que altera a idade para o ingresso na escola e aumenta para nove anos a duração do ensino fundamental, é melhorar a qualidade do ensino. "Dados internacionais demonstram que o tempo mais longo de convivência escolar tem permitido aprendizagens mais amplas", acrescentou.

No estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, Regina de Assis, presidente da Empresa de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro (Multirio), afirmou que é importante a revisão das diretrizes curriculares nacionais. Ela acrescentou que a televisão exerce um grande papel no processo educacional. "As crianças aprendem e desaprendem também com a mídia", ressaltou. Para ela, o ensino de nove anos é um direito das crianças. "Não é um paliativo onde não existe educação infantil", declarou.

Também no estúdio da TV Nacional, o deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP), integrante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados afirmou que a precariedade da educação básica é "patética". "A escola pública brasileira tem que dar uma resposta à altura dos desafios colocados para o desenvolvimento do Brasil e para os desafios educacionais no país", salientou. O deputado disse que ligado à qualidade da educação está o financiamento destinado à educação e criticou: "Nós adiantamos US$ 15,5 bilhões ao Fundo Monetário Internacional e gastamos R$ 900 milhões com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)".

Os debates do Diálogo Brasil são mediados pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. O programa é transmitido ao vivo para todo país, sempre às quartas-feiras, das 22h30 às 23h30. Os telespectadores podem participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail dialogobrasil@radiobras.gov.br e pelo telefone (61) 3327-4210.

IG Educação