São Paulo vira capital da leitura em março

Publicado pelo Folha Online 13/02/2006

Pela primeira vez, a Bienal do Livro de São Paulo vai ocupar o maior centro de feiras da América Latina, o pavilhão de exposições do Anhembi. O evento, promovido desde 1970 pela Câmara Brasileira do Livro, começa no próximo dia 9 de março e termina no dia 19.

Além de exibir os lançamentos do mercado editorial, a bienal pretende incentivar a doação de livros, promover sessões de leitura, principalmente para crianças e adolescentes, além de atrair turistas para a capital.

Dados da São Paulo Turismo, órgão da prefeitura, mostram a capital como o principal centro literário do país, ou seja, é onde são vendidos mais livros do que qualquer outra cidade brasileira.

A pesquisa "Retrato da Leitura no Brasil", feita pela Câmara Brasileira do Livro, indica a existência de 2,4 milhões de leitores ativos na cidade. Considera-se leitor a pessoa que lê ao menos um livro num prazo de três meses.

Além disso, São Paulo pode ser considerada a capital nacional da cultura. Há cerca de 280 salas de cinema, 120 teatros, 71 museus e 11 centros culturais. A São Paulo Fashion Week ocorre duas vezes por ano. O calendário cultural inclui ainda a Mostra Internacional de Cinema, em outubro, o Grande Prêmio de Fórmula 1, a Bienal de Arte e de Arquitetura, entre outros eventos.

Para incentivar a leitura e incrementar o turismo na cidade durante e nos dias que antecedem e sucedem a bienal, a São Paulo Turismo fechou parcerias com empresas e associações.

Entre elas, estão a Adibra (Associação dos Parques de Diversão do Brasil), Fundação Abrinq, Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo), Sindicato dos Taxistas, Fundação Bienal, Fundação Zoológico, Aliança Francesa, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Anhembi Morumbi e os parques temáticos Playcenter, Hopi Hari e Wet'n Wild.

Campanha

Os parques temáticos Playcenter, Hopi Hari e Wet'n Wild vão participar da campanha de incentivo à leitura dando desconto em ingressos para os livros doados. O Playcenter oferecerá no mês de março 10% de desconto mediante doação de um livro em bom estado para grupos pré-agendados.

O Hopi Hari dará 10 % de desconto em março e abril (até dia 19) para grupos pré-agendados mediante doação. Já o Wet´n Wild oferece 10% de desconto em troca de um livro em bom estado, na bilheteria, nos meses de março e abril (até dia 19), exceto nos dias 18 de março e 8 de abril.

Outros lugares também receberão os livros: na Fundação Bienal, o posto de arrecadação será na Portaria do Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, portão 3, das 6h às 24h. O Zoológico receberá as doações durante o horário de funcionamento.

Todas as unidades da Aliança Francesa também estarão recebendo doação, além dos quatro campi da Universidade Anhembi Morumbi. Bibliotecas públicas de todas as regiões da cidade estão recebendo doações. A relação de endereços para doação e a data de início da campanha podem ser consultados no site
www.spturis.com/saopaulopelaleitura.

Folha Online