Congresso Internacional de Educação

Publicado pelo UniversiaBrasil 17/02/2006

Nos dias 14 e 24 de março, o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e o Centro de Convenções de Salvador, respectivamente, serão palco para o IV Congresso Internacional de Educação. O evento é uma iniciativa da Fundação Santillana e da Editora Moderna, em parceria com os Governos dos Estados de São Paulo e da Bahia, e conta com o apoio da OEI - Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, além das Editoras Salamandra e Objetiva.

Com o tema "Tempos, Leitores e Leituras", o objetivo do evento é promover uma reflexão sobre a leitura a partir do diálogo entre o autor, o leitor e os contextos de produção e circulação. Serão discutidas as estratégias que facilitam a compreensão dessas relações, auxiliando o leitor a atribuir significados a textos de todas as épocas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o próximo dia 10 de março pelo site: http://www.congressomoderna.com.br/.

Destaques

A edição paulistana do congresso contará com a escritora espanhola Rosa Montero. A autora de "A Louca da Casa", "La Hija del Canibal", entre outros, vai participar do evento com a palestra "Uma História da Leitura". Outro palestrante internacional (somente em Salvador) é o lingüista argentino Fernando Avendaño, professor da Universidade de Rosário (Argentina).

Também participam do Congresso Walcyr Carrasco, escritor, dramaturgo, roteirista e cronista; Arnaldo Jabor (somente em São Paulo), cineasta, jornalista e colunista, e Moacyr Scliar (somente em Salvador), escritor de mais de 60 livros e cronista de diversos jornais do País, Eliana Yunes, doutora em Letras e professora da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) - ; Maria Luiza M. Abaurre, professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e mestre em Teoria Literária; André Diniz, mestre em Memória Social da Música; Chico Homem de Melo, arquiteto, design gráfico e professor da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo); e Rosa Helena Mendonça; supervisora pedagógica do Programa "Salto para o Futuro", da TV Escola do Ministério da Educação.

IV Congresso Internacional de Educação

Datas e locais:
dia 14 de março de 2006, das 09h00 às 18h00 em São Paulo - Ginásio do Ibirapuera - Rua Manoel da Nóbrega, 1361.
dia 24 de março de 2006, das 09h00 às 18h00 em Salvador - Centro de Convenções da Bahia - Av. Simon Bolivar S/nº.
Mais informações: http://www.congressomoderna.com.br/

UniversiaBrasil