Ensino a distância já é quase realidade |
|
|
Publicado pelo AOL Educação 21/02/2006 |
A previsão é que o ambiente de ensino on-line esteja em uso a partir de agosto
A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) representa uma das mais importantes vanguardas para a melhoria do ensino e para a universalização do acesso à educação. De acordo com dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância 2005, a falta de tempo do aluno e a sua distância em relação a instituições de qualidade levaram quase 310 mil pessoas a optarem pelo ensino a distância no País.
O balanço aponta ainda que benefícios como a economia de tempo, a facilidade de acesso aos materiais didáticos e a interatividade entre os alunos com uso de ferramentas WEB são os itens que mais pesam na hora de optar pelo ensino não presencial.
O ingresso no universo do ensino on-line está se tornando uma realidade na UnG, com o desenvolvimento de uma plataforma educacional personalizada e a implantação de um amplo projeto de capacitação da comunidade acadêmica no uso das tecnologias informacionais aplicadas ao ensino.
Como uma das primeiras ações do Projeto EAD - UnG, o Prof. Sérgio Szpigel, doutor em física e especialista em educação a distância, desenvolveu, durante a semana de planejamento acadêmico de 2006, apresentações sobre o uso das TIC's no ensino. As apresentações deram destaque para a importância fundamental do professor neste processo e para seus novos papéis como facilitadores e orientadores do processo educacional.
Segundo a Pró-Reitoria Acadêmica, a previsão é que o ambiente de ensino on-line esteja em uso a partir de agosto de 2006, possibilitando aos professores o desenvolvimento de atividades de apoio ao ensino presencial. Para 2007, a meta é que seja iniciada a oferta de disciplinas totalmente em ambiente WEB e a plena capacitação pedagógica e técnica da comunidade docente no desenvolvimento de conteúdos de ensino on-line.
http://educacao.aol.com.br/fornecedores/ubr/2006/02/20/0006.adp
UNG
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|