> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Games surgem como nova opção profissional


Publicado pelo Aprendiz 24/02/2006

(Cassia Gisele Ribeiro)
O mercado de games está deixando de ser apenas um meio de entretenimento para virar uma nova opção profissional. Isso porque, além do país estar em um forte período de produção e comercialização de jogos eletrônicos, as universidades estão vendo no setor um grande potencial de carreira profissional.

De cursos rápidos a pós-graduação, de montagem de programas até o estudo do comportamento dos fãs de jogos eletrônicos, o fato é que o “sonho” de trabalhar com games é possível. No entanto, muitos interessados ainda não sabem o que é necessário fazer para ingressar efetivamente na área.
“O rápido desenvolvimento dessa área exige maior reflexão e especialização dos profissionais dos mais diversos segmentos, pois o trabalho só é realizado de forma integrada”, afirma Sérgio Nesteriuk, professor do curso Cultura do Videogame, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
Segundo o professor, é necessário que os cursos abordem o tema de forma interdisciplinar, levantando desde técnicas de programação e design até psicologia comportamental.

No Brasil, mais de 20 instituições oferecem aproximadamente 50 cursos ligados ao desenvolvimento de games, entre online, técnicos, graduação e pós-graduação. Quase 60% dos cursos superiores se concentram no Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e Pernambuco. Computação gráfica, animação, modelagem, empreendedorismo e, principalmente, programação são alguns dos tópicos ensinados na graduação.
A Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo, abriu este ano o curso de projeto e desenvolvimento de games, que tem a duração de três anos. Além da elaboração efetiva dos jogos, o profissional aprende a desenvolver programas e liderar projetos de games - em rede ou isoladamente - com acesso local ou pela internet.
Já a PUC-SP abriu suas portas para o estudo de todo o universo dos jogos eletrônicos, visando um aprimoramento dos profissionais que criam os games. O curso inclui disciplinas voltadas para o desenvolvimentos dos games, assim como estudos que visam o comportamento e as preferências dos jogadores. As inscrições ainda estão abertas. Mas informações no site www.pucsp.br/cogeae ou pelo e-mail info@cogeae.pucsp.br

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/estagios/noticias/ge220206.htm

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader