São Paulo pela Leitura durante Bienal do Livro

Publicado pelo IG Educação 03/03/2006

A capital paulista recebe, entre 9 e 19 de março, a 19ª Bienal Internacional do Livro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Promovida desde 1970 pela Câmara Brasileira do Livro, a Bienal deste ano contará com o projeto "São Paulo Pela Leitura", promovido pela prefeitura, que pretende incentivar a leitura e incrementar o turismo na cidade durante e nos dias que antecedem e sucedem o evento.

Uma das ações é a campanha para doação de livros em bom estado, que deve se estender até um mês após o encerramento da Bienal do Livro, quando os livros serão encaminhados pela empresa SP Turis a diversas instituições.

Os parques temáticos participam da campanha dando desconto em ingressos para os livros doados. O Playcenter oferecerá no mês de março 10% de desconto mediante doação de um livro em bom estado para grupos pré-agendados.

O Hopi Hari sorteará diversos prêmios - como passaportes, camisetas, saltos na Tirolesa e no Hadikali e muito mais - para os visitantes que fizerem suas doações no parque.

Já o Wet'n Wild oferece 10% de desconto em troca de um livro em bom estado, na bilheteria, nos meses de março e abril (até dia 19), exceto nos dias 18 de março e 8 de abril. O Parque da Mõnica e o Mundo da Xuxa também estão na campanha.

Outros lugares também receberão os livros, como a Fundação Bienal (o posto de arrecadação será na Portaria do Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, portão 3, das 6h às 24h), o Zoológico, que receberá as doações durante o horário de funcionamento. Todas as unidades da Aliança Francesa também estarão recebendo doação, além dos quatro campus da Faculdade Anhembi Morumbi.

Projeto "Mediadores pela Leitura"

A Fundação Abrinq desenvolve, desde 2001, o projeto "Mediadores pela Leitura", com jovens entre 13 e 25 anos de idade, com o objetivo de fortalecer e disseminar a concepção do jovem como agente de intervenções e transformações positivas. Para o "São Paulo Pela Leitura", 200 desses jovens vão realizar sessões de leitura para crianças de escolas públicas e organizações sociais, para despertar o gosto pela leitura e incentivar o público a visitar a Bienal.

Mais de 1.600 títulos estarão disponíveis em espaços de lazer, como o Zoológico, parques temáticos e shoppings. Serão oito locais diferentes, durante cinco finais de semana, entre os meses de fevereiro e março.

Quem visitar a Bienal do Livro de São Paulo poderá, ainda, passear por outros pontos da cidade e ter descontos em parques, restaurantes e bares da cidade. Para participar, o visitante deve manter o canhoto de entrada da Bienal e apresentá-lo nos locais conveniados.

Clique aqui para ver a lista de estabelecimentos conveniados.

IG Educação