Escolas podem agendar visitas ao INPE |
|
|
Publicado pelo IG Educação 06/03/2006 |
Estão abertas as inscrições para o primeiro semestre da temporada 2006 de visitas ao Miniobservatório Astronômico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).
As visitas serão realizadas de abril a outubro, com exceção de julho, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, exclusivamente para grupos escolares da 3ª série do ensino fundamental ao ensino superior. A capacidade do Miniobservatório é de 20 visitantes e as inscrições para o segundo semestre terão início no mês de julho.
Segundo o Inpe, a programação prevê a apresentação de uma palestra sobre temas astronômicos por um pesquisador da Divisão de Astrofísica do Instituto e uma sessão de observação dos astros. Caso o céu esteja encoberto, será realizada apenas a palestra. Nos dias 5 e 12 de abril, o pesquisador André de Castro Milone falará sobre Marte, a nebulosa de Órion, Saturno e a Lua.
Através do telescópio de 28 centímetros de diâmetro, os visitantes poderão visualizar planetas, estrelas duplas, aglomerados de estrelas e até mesmo nebulosas.
Desde 2003, o Miniobservatório do Inpe dá suporte às atividades do instituto na divulgação, ensino e pesquisa em astronomia. Os pesquisadores procuram direcionar a curiosidade natural do público pelo assunto para trabalhar e ilustrar conceitos de outras áreas, como geografia, história, física, matemática, computação, filosofia ou arte.
Além das visitas, o Miniobservatório dá apoio aos cursos de extensão da Divisão de Astronomia, como o Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica e o Ciclo de Capacitação de Professores em Astronomia, e também realiza sessões especiais durante eventos astronômicos.
O agendamento das visitas das instituições de ensino é feito por meio do Centro de Visitantes do Inpe, pelos telefones (12) 3945-6979 ou 3945-6978.
Mais informações: www.das.inpe.br/miniobservatorio
http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=5152
Agência FAPESP
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|