Professor capacitado para prevenir uso de drogas

Publicado pelo Aprendiz 06/03/2006

Para prevenir o uso de drogas entre os alunos, o Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), criou um curso para capacitar cinco mil profissionais de ensino, como professores, técnicos e diretores de escolas. A coordenadora de Capacitação e Formação de Programas em Educação da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Ângela Martins, explica que é preciso preparar os educadores para enfrentar essa realidade. "É importante fazer uma reflexão do tema, para subsidiar a prática pedagógica do professor. Isso o auxilia a lidar com os alunos, pois muitas vezes são vitimas e não sabem a quem recorrer".
Mais de 50% dos jovens que já usaram ou usam drogas estão atrasados na escola pelo menos um ano em relação à série considerada ideal. O índice cai para 33% entre os estudantes que não consomem drogas. Os dados são de uma pesquisa da Senad e do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. O levantamento feito com mais de 48 mil alunos da rede pública revelou que o álcool é a droga lícita com maior consumo entre os estudantes.
De acordo com o estudo, os alunos também fazem uso com freqüência de cigarro, solvente, energéticos, ansiolíticos e anfetaminas. Das sete drogas preferidas pelos adolescentes, só uma é ilícita: a maconha.
O curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas é realizado desde o ano passado, na modalidade a distância, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). São materiais impressos e vídeos transmitidos pela TV Escola. Ao final do curso os professores devem criar um programa de prevenção para ser desenvolvido na escola.
O projeto atende a rede pública, da quinta à oitava série do ensino fundamental. Este ano a previsão é de formar 20 mil profissionais a partir do segundo semestre. Os professores são indicados pelas secretarias de educação. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Educacional