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Creche é necessidade básica, dizem crianças


Publicado pela UOL Educação 14/03/2006

(Antônio Góis)
A boa creche ou pré-escola é aquela que dá comida e brinquedo. Essa é a opinião de crianças de cinco e seis anos ouvidas numa extensa pesquisa coordenada pela Fundação Carlos Chagas e realizada a pedido da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil.

O levantamento das respostas de crianças e pais mostrou que foi em Estados mais pobres que a questão da alimentação apareceu com mais freqüência nas respostas. A conclusão dos pesquisadores é que, para essa população, o acesso à creche não é apenas uma exigência pedagógica mas também uma necessidade básica.

Foram mobilizadas equipes das universidades federais do Ceará, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, Lavras e do Centro de Cultura Luiz Freire, em Pernambuco. Eles visitaram 52 creches e pré-escolas públicas e particulares e, após falar com 882 pais, professores e funcionários, entrevistaram 254 alunos.

Dos quatro Estados pesquisados (RS, MG, CE e PE), o fator alimentação apareceu com mais força em Pernambuco. Alguns pais chegaram a dizer que seus filhos dependiam da merenda nas creches pois não tinham alimentação adequada em casa.

"A questão da alimentação surgiu entre pais e alunos de forma muito diferenciada de acordo com os Estados. Achamos também muito importante a questão da brincadeira ter aparecido pela voz das crianças porque entre os pesquisadores já existia um consenso de que, nessa fase, ela era essencial para o desenvolvimento", afirma Maria Malta Campos, da Fundação Carlos Chagas.

Ao ouvir pais e a equipe escolar, os pesquisadores perceberam que o cuidado com a criança preocupa mais do que os aspectos pedagógicos. Os itens com maior proporção de pais que os consideraram "muito importante" para uma boa escola foram cuidar bem da criança (92,5% dos pais), prédio limpo e bem cuidado (89,2%) e crianças bem tratadas (86,7%). Os de menor proporção entre 15 avaliados foram a preocupação em alfabetizar (67,9%), exigir ordem e disciplina (68,9%) e aceitar crianças com deficiência (69,0%).

Todos os percentuais de respostas "muito importante" são altos porque se podia escolher mais de uma opção. Entre docentes e funcionários, o resultado foi parecido. A resposta mais citada foi cuidar das crianças (94,2%) e a menos citada, alfabetizar (47,9%).

"A realidade legal [que estabelece o caráter pedagógico, e não assistencialista, de creches e pré-escolas] ainda não corresponde à realidade. Cuidar bem da criança é de fato muito importante, mas me surpreendeu o fato de até mesmo professores e funcionários terem colocado mais importância nisso", afirma Campos.

O estudo -que teve apoio da ONG Save the Children, do Reino Unido- objetiva subsidiar os debates sobre financiamento da educação básica, em discussão no Congresso por causa do projeto de lei que cria o Fundeb (fundo que amplia o financiamento estatal para a educação básica).

"O estudo mostra o quanto as creches e pré-escolas são importantes, principalmente para a população de baixa renda. O objetivo é sensibilizar deputados e senadores para que percebam que é importante ter políticas públicas de financiamento adequado a essas crianças. Esse debate decidirá que nível de ensino vai receber menos ou mais recursos", afirma Denise Carreira, coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4259.jhtm

Folha de S.Paulo

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