> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Museu da Língua é inaugurado em São Paulo


Publicado pelo Globo Online 21/03/2006

(Marcos Carrieri)
Mais de 180 milhões de pessoas que falam a língua portuguesa em todo o mundo agora têm um museu sobre o idioma.Na manhã desta segunda-feira foi inaugurado o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, no centro de São Paulo.Localizado em uma das cidades com maior variação de povos no planeta, o museu vai ensinar e aprofundar os conhecimentos da população sobre as palavras que ela fala todos os dias.

Idealizado pela iniciativa privada e Fundação Roberto Marinho, o museu é resultado de um investimento de R$ 36 milhões.

Entre as principais atrações estão a Árvore das Palavras, uma obra de arte feita de aço com palavras moldadas. Esta árvore pode ser contemplada pelos visitantes logo que entram nos elevadores panorâmicos do prédio. Enquanto observam a obra de arte, as pessoas ouvem o cantor e compositor Arnaldo Antunes pronunciar algumas palavras. É uma forma de mostrar ao visitante que ele acaba de entrar no mundo do portugues.

Na grande galeria, filmes com os diversos usos do idioma mostram sua importância no dia-a-dia das pessoas, como no carnaval, no futebol e na música. No mesmo espaço, uma linha do tempo mostra a formação da Língua Portuguesa há 4 mil anos até os dias atuais.

No terceiro andar do prédio, uma atração particular. Primeiro os visitantes assistem a uma pequena sessão de cinema em um auditório com filmes que tratam das origens das línguas. Depois, a tela se abre para uma nova sala, a Praça da Língua.Lá, os visitante verão trechos de prosas e versos compostos por autores de língua portuguesa projetados no teto da sala ao mesmo tempo em que ouvem artistas conhecidos declamando poesias ou trechos de livros famosos. Ao fim da sessão, um grande círculo se acenderá, com mais trechos escritos por autores da língua portuguesa.

Além de todas as atrações, o Museu terá a Galeria de Exposições Temporárias. Na estréia do espaço, uma homenagem a Guimarães Rosa com a exposição dos 50 anos do livro Grande Sertão: Veredas, escrito por ele.

Além dos recursos multimídia, o Museu da Língua terá oficinas de capacitação de professores, uma biblioteca - inicialmente apenas para professores - e computadores ligados a um portal de língua portuguesa na internet, para que todos possam consultá-lo.

http://oglobo.globo.com/online/cultura/mat/2006/03/20/192557549.asp

Diário de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader