Bengala vibratória dá autonomia para cego |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 24/03/2006 |
(Karina Costa)
Pensando na dificuldade de locomoção e na dependência que pessoas com deficiência visual têm ao atravessar a rua, um grupo de estudantes da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, do Rio Grande do Sul criou um mecanismo chamado "Bengala Especial Para Cegos - Rompendo Fronteiras". O projeto visa minimizar dificuldades, garantir segurança e gerar autonomia a esse público especial.
A bengala recebe um sinal vindo do semáforo e, através de um circuito vibratório, orienta a pessoa com deficiência visual a fazer a travessia em vias de tráfego no momento mais adequado. No momento em que o semáforo estiver verde, a bengala não vibra: alerta de que há carros na via. Quando o semáforo fica amarelo, a bengala vibra com bastante intensidade, no intuito de chamar a atenção dos deficientes para o perigo. Finalmente, quando o semáforo fica vermelho para os carros, a bengala vibra e é hora de os pedestres com deficiência visual atravessarem com segurança.
Segundo os inventores do mecanismo, alunos do 1º ano do curso de Eletrotécnica, a bengala foi testada numa instituição para cegos de Novo Hamburgo (RS) e obteve êxito. O grupo optou por fazer um projeto voltado para pessoas com deficiência por acreditar que não se faz uma sociedade inclusiva sem pensar em toda diversidade humana. "Além disso, cada vez mais se fala no assunto e queríamos um projeto de viabilidade social, que pudesse ser de fato, útil," conta uma das idealizadoras do projeto, Mônica Rodrigues.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=28a611ab0af470100140984b742ea2f5
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|