Os novos procedimentos para inscrição no Enem |
|
|
Publicado pelo UOL Educação 27/03/2006 |
O período de inscrições para a 9ª edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi alterado. Os estudantes que já concluiram o ensino médio e os que vão terminar este nível de ensino em 2006 devem se inscrever de 2 de maio a 2 de junho. Anteriormente, o período de inscrição estava previsto para começar em 1º de abril.
A mudança foi publicada nesta sexta-feira (24/03), em portaria do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além da alteração de data, que agora é uma só para todos os estudantes, o instituto anunciou novos procedimentos para a inscrição.
Este ano, a inscrição online (pela Internet) será liberada também para os concluintes do ensino médio, e não apenas para os egressos (alunos que terminaram esse nível de ensino em anos anteriores), como em 2005. Para usufruir desta opção, basta a escola - que tenha respondido o Censo Escolar 2005 ou 2006 - solicitar autorização para seus estudantes realizarem as inscrições pelo site do Inep. A instituição também deve informar aos concluintes o número de seu cadastro no Censo Escolar.
Os egressos, continuam tendo a alternativa de se inscreverem pelas
agências dos Correios ou pela Internet. Assim como nos outros anos,
estudantes da rede pública de ensino são isentos da taxa de inscrição.
Inscritos da rede privada pagam R$ 35, com exceção dos alunos bolsistas
que podem preencher a declaração de carência para ter direito à isenção da taxa.
A prova será aplicada dia 27 de agosto, em 800 municípios de todo país. Uma boa nota pode garantir bolsas de estudos integrais ou parciais nas universidades não-públicas que participam do Prouni (Programa Universidade Para Todos), do Ministério da Educação.
A obrigatoriedade de apresentação de nota do Enem na disputa por uma das vagas do Prouni (Programa Universidade para Todos) fez a procura pelo exame dobrar no ano passado, chegando a três milhões de participantes.
Desse total, 900 mil concorreram às bolsas do programa, sendo que cem mil foram beneficiados. O Enem também é aceito por cerca de 500 instituições de ensino superior como critério (parcial ou total) para o ingresso em cursos superiores.
Outras informações podem ser obtidas no site do Inep.
http://noticias.uol.com.br/educacao/especiais/ult1811u111.jhtm
UOL Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|