> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Café é tema de exposição no Memorial do Imigrante


Publicado pela Secretaria de Cultura 03/04/2006

(Ana Luiza Lage )
A metade do século XIX e o início do século XX no Brasil foram marcados pela economia cafeeira, que chegou a atrair quase 3 milhões de imigrantes de todas as raças e etnias. Devido à importância deste fato para o país, o Memorial do Imigrante, da Secretaria de Estado da Cultura, realiza a exposição O Café: dos Campos aos Salões, que relata a história do café desde a vinda dos imigrantes, incluindo a época de ouro da produção cafeeira, até o declínio desse ciclo econômico no Brasil.

A exposição, com curadoria de Ana Maria da Costa Leitão, foi preparada pela museóloga e produtora Cecília Machado. Diante de toda uma série de pesquisas realizada nos documentos arquivados do próprio memorial, o visitante poderá visualizar documentos da época, além de instrumentos de trabalho trazidos pelos próprios imigrantes, máquinas de descascar grãos de café para ensacamento, painéis que mostram como funcionava o trabalho no cafezal, além de fotos de proprietários de fazendas da época e maquetes de casas do período.

Cecília Machado acredita ser de grande importância para a população brasileira a realização da mostra. “A economia cafeeira proporcionou a implantação de uma política governamental de importação de mão de obra, sendo essa uma produção que incentivou a imigração maciça. A gente não vê isso ocorrer com outros tipos de agricultura, como a cana de açúcar”, afirma a produtora.

Durante o percorrer da mostra, os visitantes também poderão conhecer textos que relatam todo o processo da implantação da economia do café, que trouxe ao Brasil um crescimento econômico significativo. A decadência dos anos dourados teve início com a quebra da bolsa de valores de Nova York, que afetou diretamente a maior produção agrícola brasileira.

A exposição, que ficará por tempo indeterminado no memorial, é uma homenagem a todos aqueles que, direta ou indiretamente, se fixaram em São Paulo em conseqüência da expansão do café.


Exposição O Café: dos Campos aos Salões
Tempo indeterminado

Memorial do Imigrante
De terça a domingo, das 10h às 18h. Ingresso: R$ 4,00 e meia entrada
Rua Visconde de Parnaíba, 1316. Metrô Bresser.
Tel: (11)6692-1866/ 6695-1151
Acesso a portadores de deficiência
www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.5615c7adbcf66f17f3cc0039c1108a0c/?vgnextoid=a30f51bcd4d4a010VgnVCM2000000301a8c0RCRD

Secretaria da Cultura de SP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader