Líderes comunitários protegem meio ambiente |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 07/04/2006 |
(Karina Costa)
Cerca de 800 líderes comunitários da região do Amazonas serão capacitados para se tornarem agentes difusores de temas ambientais. A idéia é fortalecer os laços entre a agricultura familiar e a preservação do meio ambiente e, dessa maneira, promover a exploração sustentável de recursos naturais locais.
Para isso, entidades privadas sem fins lucrativos estão sendo convocadas para elaborar propostas de projetos sobre como desenvolver atividades agroflorestais de forma sustentável. Na primeira fase do projeto, os líderes comunitários aprenderão manejo florestal, educação ambiental, organização de produtores rurais em cooperativas, orientações aos agricultores sobre como adequar a produção aos padrões ambientalmente corretos e assessoria aos madeireiros.
A segunda fase prevê a conscientização das comunidades, dos agricultores e dos extrativistas da região sobre a necessidade da preservação ambiental. Segundo o coordenador técnico do ministério do Meio Ambiente, Alcides Gatto, a idéia é aproveitar o papel de destaque destas pessoas perante a comunidade para facilitar a conscientização para o meio ambiente.
"Queremos trabalhar com lideranças locais, independente de serem jovens ou mais velhos e de questões de gênero", ressalta.
Profissionais especializados em sistemas agroflorestais darão assessoria técnica à cerca de três mil produtores locais, ensinando-os a produzir de forma sustentável e não-prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, ajudarão os agricultores e extrativistas da região a obter empréstimo junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que é uma linha de crédito rural voltada a produção agroflorestal.
Esse apoio deve proporcionar aos agricultores e extrativistas maior segurança para realizar atividades agroflorestais, além de contribuir para que tirem melhor proveito financeiro com o trabalho. "Assim podem gerar emprego e renda para si e para a comunidade. Depois de formados, os líderes comunitários poderão também dar assistência técnica aos agricultores".
O programa "Agricultura Familiar no Contexto Desenvolvimento Local Sustentável" faz parte de uma série de projetos realizados pelos ministérios nos principais biomas brasileiros (Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Amazônia). Na opinião do técnico, o trabalho impulsiona as comunidades a se unirem e lutarem pelos seus direitos. "Além de conscientizar para educação ambiental, acaba sendo um primeiro vínculo que se cria entre a comunidade para debater e agir a cerca de outras demandas relacionadas à saúde, qualidade de vida, transporte e alimentação".
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=6a1879990af470100140984b15174dea
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|