> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Um milhão de alunos praticam esportes


Publicado pelo Aprendiz 10/04/2006

(Karina Costa)
Crianças e adolescentes que praticam esporte têm três vezes mais capacidade de desenvolver o raciocínio, segundo estudiosos. Pensando nisso, quase um milhão de alunos, dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas, agora têm a opção de praticar esporte como atividade extracurricular. Handebol, basquete, vôlei, futebol, futsal, atletismo, iatismo e pólo aquático são algumas das modalidades esportivas do programa do governo Segundo Tempo.

A idéia é oferecer uma modalidade esportiva relacionada com o histórico da região onde o colégio está localizado. Além disso, existe a preocupação de oferecer, no mínimo, dois esportes coletivos e um individual por escola contemplada. A prática esportiva acontece sempre no horário contrário ao das aulas regulares e pode ser oferecida, inclusive, fora da escola. Clubes, associações, organizações de bairros e galpões são alguns dos locais estruturados para funcionar como núcleos do programa.

"Os alunos que participam do programa têm mostrado melhorias excepcionais. Os participantes são crianças e adolescentes antes arredios, que ficavam de recuperação em várias disciplinas. Depois de participarem das atividades esportivas se sentiram mais motivados para os estudos, atingiram ótimas notas e se tornaram muito mais sociáveis em casa e na escola. Além disso, passaram a adquirir hábitos alimentares mais saudáveis," conta Júlio César Soares, diretor do departamento educacional e de identidade cultural do ministério do Esporte, que desenvolve o projeto juntamente com o ministério da Educação.

Além da prática esportiva, é oferecido também reforço escolar. Profissionais da área de pedagogia, letras e monitores acompanham o dever de casa dos alunos. Os participantes do projeto passam cerca de três a quatro horas nos núcleos. Esse tempo é dividido em até quatro atividades esportivas e culturais, momento do lanche e mais uma hora de acompanhamento escolar - dever de casa, tira-dúvidas, etc.

Em cada parceria existe um coordenador geral, que funciona como um gestor, um coordenador de núcleo e, no mínimo, dois profissionais qualificados de educação física para acompanhar todas as atividades. Segundo Soares, o programa está em 664 municípios com mais de três mil núcleos. O projeto já foi implantado em Angola e deverá ser estendido para Moçambique e Haiti.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=75a0418a0af470100140984bee2fef45

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader