> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Mudança na Pedagogia gera controvérsia


Publicado pelo Universia Brasil 11/04/2006

Ao noticiar na semana passada que as habilitações do curso de Pedagogia deixariam de existir, o Ministério da Educação (MEC) mobilizou os profissionais da área. Ontem, o governo federal detalhou as mudanças impostas ao curso pelas novas diretrizes do Conselho Nacional da Educação.

Pelo menos um ponto já é consenso entre o MEC e os pedagogos: não será obrigatório ter pós-graduação para atuar nas áreas de supervisão, orientação, administração e inspeção escolar, ao contrário do que chegou a informar o ministério no site oficial (www.mec.gov.br). A notícia gerou protesto da Associação dos Supervisores de Educação do Estado (Assers).

Essa questão foi resolvida, mas seguem as divergências em relação à pretensão do ministério de formar generalistas para as funções, desde que com experiência docente.

- As atividades não são mais privativas de um licenciado em Pedagogia. Qualquer professor com experiência, mesmo formado em outro curso, pode atuar no acompanhamento pedagógico - afirma o secretário-executivo adjunto do MEC, André Lázaro.

A presidente da Assers, Lilian Zieger, rejeita a concepção:

- Queremos que as habilitações continuem como formação específica para supervisor educacional. Se isso não ocorrer, em vez de ter um supervisor e um orientador, teremos uma pessoa para fazer tudo. E quem faz tudo, não faz nada bem.

Enquanto os pedagogos pretendem manter a exigência de estudos específicos para o papel de orientador educacional, por exemplo, o governo tenta evitar que um profissional habilitado atue na função sem ter dado uma aula sequer.


O que diz a LDB
Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=30311

Zero Hora

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader