MEC investe na formação de professores |
|
|
Publicado pelo UOL 18/04/2006 |
O Ministério da Educação (MEC) vai investir em programas que visam formar professores na educação de jovens e adultos. As ações serão focadas na oferta de cursos e material didático.
Os sistemas educacionais públicos que oferecem o ensino para jovens e adultos (EJA) serão beneficiados com R$ 548 milhões. O EJA é um programa de ensino supletivo, no qual jovens e adultos se alfabetizam e cursam as quatro primeiras séries do ensino fundamental .
A partir de maio, 15 centros federais de educação tecnológica (Cefets) abrirão um curso de especialização em educação de jovens e adultos. Serão 1.500 vagas, 100 em cada centro. A especialização terá carga horária de 360 horas e as aulas serão entre maio e dezembro deste ano. O curso será destinado a professores graduados da rede federal pública e dos sistemas de ensino estaduais e municipais que trabalham com EJA.
Também em maio, haverá a preparação de docentes para trabalhar no programa Saberes da Terra, de educação e profissionalização de 5.060 jovens e adultos que são agricultores familiares, com idade entre 15 e 29 anos. O MEC vai formar 530 educadores, dos quais 60 serão professores formadores e 470 cursistas. Essa formação terá 360 horas, com etapas presenciais e a distância, que acontecerão durante 2006 e 2007.
A formação de professores para os jovens agricultores serão oferecidos nas regiões Nordeste (Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí), Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul), Norte (Pará, Tocantins e Rondônia), Sul (Paraná e Santa Catarina) e Sudeste (Minas Gerais).
Outro curso que já recebeu investimentos do MEC é o Educar na Diversidade. Os docentes fazem um curso de aperfeiçoamento oferecido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
Outro investimento será nos materiais didáticos para os professores que trabalham com EJA. O MEC vai entregar em junho uma coleção de cinco cadernos elaborados pela educadora especialista em educação de jovens e adultos, Vera Barreto. O conjunto de cadernos trata da didática e dos procedimentos que os educadores de EJA devem conhecer para trabalhar com alunos de perfil do EJA.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4389.jhtm
UOL Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|