Campanha pede que sociedade desligue a TV |
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Publicado pelo Aprendiz 24/04/2006 |
(Karina Costa)
Ir ao teatro, visitar um museu, dançar com quem ama, ver o pôr-do-sol, jogar cartas, andar de patins, ir à academia, brincar, conversar com o vizinho, pintar um quadro, ler um livro. Essas são algumas das sugestões propostas pela campanha Desligue a TV, que recomenda a população que troque a televisão por outras formas de lazer. O objetivo da campanha, que acontece de 24 a 30 de abril em diversos países, é conscientizar a sociedade sobre o excesso de influência da televisão na vida moderna.
Segundo o representante do projeto no Brasil, Marcos Nisti, a proposta não é banir a televisão dos lares brasileiros e sim discutir sua utilização. "As pessoas têm de tomar consciência de que o conteúdo deve ser escolhido e não "zapeado". Se pararmos num canal de TV, por mais que não queiramos assisti-lo, damos audiência. Ou seja, nós mesmos incentivamos e sustentamos a existência de programação de baixa qualidade", alerta.
Segundo ele, no entanto, a campanha pretende ir além do questionamento sobre a qualidade dos conteúdos televisivos. "Reconhecemos a importância da TV. O que queremos é por em evidência que existem muitas outras atividades que podem ser realizadas longe da telinha".
O excesso de televisão também leva os telespectadores a uma exposição enorme aos comerciais e ao "merchandising", levando-os a um consumismo desenfreado. O Brasil registra dados alarmantes da quantidade de horas que as pessoas passam em frente à TV. "São mais de cinco horas diárias frente a ela. O ideal é que se fique, no máximo, por duas horas diárias," adverte Nisti.
Além disso, dedicar muito tempo à TV influência em um menor engajamento cívico e um declínio da socialização. O hábito excessivo de ver TV também provoca obesidade, isolamento, incitamento a violência, sexualidade precoce, desgaste das relações familiares e demais prejuízos para o desenvolvimento de uma vida saudável, segundo alerta a campanha.
Na Semana do Desligue a TV alguns programas serão propostos e implementados no país. Em São Paulo, o Itaú Cultural, o Zoológico e o SESC (Serviço Social do Comércio) são parceiros na campanha. A lista de atividades - de lazer, esportivas e artísticas - será disponibilizada no site Desligue a TV (www.desligueatv.org.br). "É uma iniciativa para que as pessoas busquem essas atividades além da semana da campanha. São em sua maioria atividades de baixo custo ou gratuitas, não tem desculpa," acredita.
O Desligue a TV é a seção brasileira do "TV-Turnoff Network", um movimento internacional iniciado em 1994, para conscientização da opinião pública sobre o impacto negativo - social e cognitivo - do excesso de influência da televisão. A campanha, presente em mais de 80 países e que acontece nessa formato pela primeira vez no Brasil, é coordenada pelo Instituto Alana. Só no ano passado a campanha teve adesão de cerca de 7,6 milhões de pessoas pelo mundo.
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