> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Educador deve recorrer a novas formas de leitura


Publicado pelo Aprendiz 09/05/2006

(Cássia Gisele Ribeiro)
Os educadores não estão conseguindo incentivar a leitura e a busca do conhecimento entre os jovens. É o que afirmou o educador Hamilton Werneck, durante palestra realizada no congresso Educar Educador 2006. Para ele, os educadores precisam perceber que há novos recursos de leitura, e dessa forma, acompanhar os jovens e seus interesses.

"A criança e o adolescente de hoje têm contato com recursos em que podem ler, ouvir, ver e sentir ao mesmo tempo. Mas o professor ainda quer que ele leia o livro cheio de palavras em cor preta, como no século XIX", disse o palestrante. "Os nossos alunos querem mergulhar em determinado assunto para conhecê-lo profundamente. Mas nós, professores, não compreendemos, porque não vivemos o que eles vivem", afirmou.

Segundo Werneck, o acesso à Internet faz com que as crianças e jovens acostumem-se à busca pelo conhecimento, à emoção de encontrar as informações que deseja, ao uso das imagens e sons misturadas ao texto. "É o momento da dúvida, da incerteza, da informação inesperada. O estudante já não quer nada previsto, mas o conteúdo da aula ainda é cheio de previsões", contestou Werneck. "Eles aprendem buscando, e não podemos matar essa oportunidade".

Werneck acredita que nesse parâmetro, o aluno freqüenta a escola apenas para cumprir com os anos de estudo obrigatório e seguir em busca de um diploma, "O aluno estuda até o 4º bimestre, para que no final do ano diga que já passou e não precisa mais ralar. Nessa lógica, não é o conhecimento que importa", afirmou.

O educador recomendou que os professores repensem seus métodos de ensino, aproveitando o atual momento de explosão da informação. Ele disse ainda que os recursos presentes na vida do adolescente, como a Internet, devem ser explorados, para que esse aluno possa ver uma continuidade naquele aprendizado mesmo após o fim do ano letivo. "É necessário que os educadores se envolvam com esse aprendizado".

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=15d127bd0af470100140984b9343caca

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader