> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
A alma da EAD


Publicado pelo Universia Brasil 12/05/2006

A EAD é uma alternativa tecnológica que se apresenta em nível mundial e, especificamente, na sociedade brasileira, como um caminho privilegiado de democratização da educação" (Mata,Maria Lutgarda 1995, p.10-11). Diante desta reflexão, é necessário dimensionar toda estrutura necessária para desenvolver projetos em EAD (Educação a Distância). Mais do que nunca os processos do ensino virtual mesclado com períodos presenciais, configuram hoje o modelo desenvolvido por muitos cursos a distância. No que se refere o virtual, todo suporte pedagógico e tecnológico deve convergir ao rendimento máximo do aluno. Não se pode esquecer que por décadas o ensino presencial, graduação, pós-graduação e outros atuaram no modelo tradicional de educação em sala de aula com professor.

Quebrar este ciclo referendado pela Educação a Distância requer atrativos em ambientes digitais que no mínimo possam despertar o interesse do aluno para essa avançada solução pedagógica em educação. É certo que a flexibilidade espacial proporcionada pela EAD não prejudica outras atividades pessoais e profissionais, mas requer uma nova organização do aluno em vista do seu tempo e suas tarefas. Um curso a Distância requer mais da pessoa e o convida e escrever mais sobre suas opiniões. O quesito emocional é também muito importante representado pela ausência física de um professor que desempenha não só o papel do mestre, mas sim da segurança e da afetividade. Afetividade esta, também revelada no ensino adulto, através da palavra ou simplesmente pela presença.

Para auxiliar alunos em curso de EAD, ferramentas devem ser implementadas neste processo onde Professor e Tutor tem todas as condições em sua disciplina de atingir os conteúdos programáticos. A constante atualização nas práticas pedagógicas a serem desenvolvidas na EAD, deve ser a meta dos profissionais desta área. Não basta somente o tempo dispensado nas atividades sincrônicas, e sim entender que o perfil deste profissional está em constante mudança, acompanhando as tendências mundiais na Educação a distância que hoje tem uma missão nobre na socialização do conhecimento.

http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=30851

E-Learning Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader