> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Programe-se para a Virada Cultural 2006


Publicado pelo Governo do Estado de SP 15/05/2006

A Secretaria de Estado da Cultura realizará diversas atividades gratuitas durante a Virada Cultural - São Paulo 2006, que ocorre nos dias 20 e 21 de maio. Ao todo, cerca de 500 profissionais das mais variadas áreas - entre eles, museólogos, artistas, cantores, músicos, cineastas, produtores e escritores - trabalharão para que o público tenha acesso ao melhor da cultura, em vários pontos da capital paulista.

Para abrir a Virada Cultural - São Paulo 2006, a secretaria distribuirá 5 mil Passaportes Culturais, que darão direito a um mês de visitação gratuita a todos os museus do Estado participantes da Virada Cultural. "Nossa intenção é que esses espaços sejam ponto de partida para muitas viagens aos universos do conhecimento", explica o secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade.

Os eventos ocorrerão mos seuintes espaços: Museu da Casa Brasileira (MCB), Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Sacra (MAS), Museu da Imagem e do Som, Museu da Língua Portuguesa, Memorial do Imigrante, Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia, estande da Secretaria no pátio em frente ao Museu da Língua Portuguesa e Rua do Choro.

Quem curte música popular brasileira (MPB) não deve perder a tradicional Rua do Choro, que antecipa o início da Virada Cultural, a partir das 14 horas do sábado. Num espaço para 10 mil pessoas, no Largo General Osório, Luz, em frente ao prédio da Secretaria da Cultura, o público poderá prestigiar a atuação do conceituado flautista Toninho Carrasqueira, do grupo As Choronas e da Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo, sob a regência de Daniel Cornejo.

Para os adeptos do esporte, nada melhor que acompanhar o grupo de ciclistas do Circuito Pedal, que fará um passeio pelo centro da cidade, em visita aos museus históricos, a partir do prédio da Casa das Rosas, na Avenida Paulista, 37, às 19h30. Mas atenção: não se deve esquecer de utilizar os equipamentos de segurança como capacete e luvas.

Aquecendo as noites frias, o jeito é pegar uma sessão de cinema no MIS. O espaço exibirá 21 filmes da Mostra Prêmio Estímulo de Cinema. São curtas produzidos entre 1984 e 2003. A exibição dos filmes será a partir das 18 horas, do sábado (20), às 2 horas da madrugada do domingo (21). Entre as exibições: os curtas Amor Materno, de Fernando Bonassi (1994), que trata de um momento delicado na vida de duas mulheres - a mãe e a filha, diante da possibilidade a última fazer aborto; e Poema: Cidade, de Tata Amaral e Francisco César Filho (1986), que traz um documentário sobre o prédio do Masp.

Literatura e arte são dos destaques da Virada Cultural na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. A abertura com a peça E Agora Drummond, baseada em poemas de Drummond aquece a noite, que traz também, entre outras atrações, a apresentação do grupo Sensus com a Performance Sensorial, a partir das 21 horas, promete novas emoções ao público. Em cena, dez atores manipulam objetos e levam o espectador, que é mantido com os olhos vendados, a aguçar seus sentidos durante a leitura de textos clássicos da América Latina. Entre os autores escolhidos estão Jorge Luis Borges, Júlio Cortazar e Eduardo Galeano.
Leia mais em:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=73232

Imprensa Oficial

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader