> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Cresce mercado de buscas na Internet


Publicado pela Folha de S.Paulo 16/05/2006

Google, Yahoo, MSN lançam serviços a cada dia, apimentando a Guerra dos Buscadores na disputa pelo público e por milhões de dólares

(SÉRGIO VINÍCIUS)
O mercado de buscas na internet deve movimentar US$ 369 milhões em todo o mundo neste ano. Em 2009, a cifra deverá chegar a US$ 482 milhões, segundo dados do Gartner Group (www.gartner.com). Bem no meio desse redemoinho de milhões de dólares, estão Google, Yahoo! e MSN, que disputam palmo a palmo a primeira colocação da internet.
Para vencer nas buscas, as empresas apostam na diversificação de serviços, lançando seus tentáculos a qualquer área da web que pareça interessante. O Yahoo! colocou no ar um canal de tecnologia na semana passada, o MSN mostrou suas garras com um novo programa de captação de anúncios e o Google, depois de apresentar um software de design 3D, anuncia hoje mais novidades.
"Há uma guerra pacífica na internet. Quem ganha com isso é o usuário, pois cada vez mais são oferecidos serviços gratuitos de qualidade", diz Thiago Bacchin, diretor da empresa Cadastra (www.cadastra.com.br), especializada em sites de busca.
Google, Yahoo! e MSN, que têm como grande atrativo seus serviços de busca, já são portais tão completos quanto ricos. O faturamento do Google atingiu US$ 6,1 bilhões no ano passado. O Yahoo! vem logo atrás, com US$ 5,2 bilhões no ano. O MSN não informou seus rendimentos, mas a Microsoft, sua empresa-mãe, faturou quase US$ 40 bilhões em 2005.
Em número de usuários, o Google é o líder, seguido pelo portal MSN. São 153 milhões de pessoas por mês no primeiro contra 150 milhões de visitantes que a empresa de Bill Gates recebe. Os dados são da Nielsen/ NetRatings, que mede audiência de internet em 11 países. O Yahoo!, com 144,5 milhões de usuários, é líder nos EUA e no Japão, os maiores mercados web do planeta.
Além disso, uma pesquisa da empresa BIGresearch mostrou que o Yahoo! é o mecanismo de busca que mais influencia as compras via internet nos EUA. Segundo a companhia, especialista em análise de consumo, o MSN está em segundo lugar.
Em meio a tantos números, Google, Yahoo! e MSN vão engrossando e multiplicando seus serviços a todo momento. A velocidade é tamanha que talvez grande parte dos internautas nem chegue a conhecer a totalidade das áreas em que cada uma das empresas atua. É preciso mergulhar nos portais para descobrir as riquezas que oferecem.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/informat/fr1005200601.htm

Folha de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader