CCBB abre exposição sobre os povos da América |
|
|
Publicado pelo Folha Online 16/05/2006 |
O Centro Cultural Banco do Brasil exibe em São Paulo, a partir desta terça-feira (16), a maior exposição já feita no país em torno das civilizações pré-colombianas nas Américas: "Por Ti América". A mostra já recebeu mais de um milhão de visitantes desde que foi aberta em outubro, no Rio de Janeiro, e passou por Brasília. Na capital paulista, a mostra fica em cartaz até 16 de julho.
"Por Ti América" reúne objetos rituais, jóias, marcos e relíquias de dezenas de povos. Há registros com mais de cinco mil anos, na América Central, no Caribe e na América do Sul. Hoje, a maioria lembra imediatamente de incas, maias e astecas, mas muitos outros povos desenvolveram-se nesse período, entre eles os Chavin, Paracas, Nasca, Vicus, La Tolita, Tarasca, Huasteca, Diaguita, Mochica, Chimu, Zapoteca, Olmeca, Valdívia, Marajoara e Mapuche.
"Por Ti América" ocupará todo o prédio do CCBB em São Paulo, e terá cerca de 250 peças vindas de nove Museus e instituições de seis países da América --Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México e Peru.
A mostra, que estreou no Rio em outubro e seguiu para Brasília antes de São Paulo, é coordenada por Alex Peirano Chacon (designer, que assinou, em 2004, a exposição sobre os índios Ticuna também no CCBB). A curadoria é da arqueóloga da USP Marcia Arcuri.
Mostra
Um corte em quatro grandes regiões foi o recurso da mostra para reunir sob cinco temas a imensa área de abrangência das populações pré-colombianas: Mesoamérica, Andes, Circuncaribe e Terras Baixas da América do Sul --essa última abrange as regiões amazônicas brasileiras.
Os módulos temáticos (Cosmovisão, Vida em Sociedade e Assentamento, Sociedade e Religião, Política e Sociedade, Sociedade e Comunicação = Linguagem) e as quatro regiões são os dois eixos que se entrecruzam na montagem da exposição. Dentro de cada módulo estarão representados povos das quatro regiões.
Antes de mergulhar nos módulos em si, que passam por mitos de criação, pelo desenvolvimento tecnológico e cultural e falam da importância dos registros, o visitante percorre um espaço de introdução à arqueologia das Américas --cronologia, diversidade de assentamentos, ocupações realizadas.
POR TI AMÉRICA
Quando: 16 de maio a 16 de julho. De terça a domingo, 10h às 21h
Onde: Centro Cultural Banco Do Brasil (rua Álvares Penteado, 112, Centro. Tel 0/xx/11/3113-3651)
Quanto: Entrada franca
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u60469.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|