Investimento na educação pode chegar a 4,5% do PIB |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 19/05/2006 |
O país vai fechar o ano somando 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em investimentos em educação, se forem aprovados todos os projetos que tramitam no Congresso Nacional. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo o ministro, o índice representa aproximadamente R$ 10 bilhões a mais destinados a projetos educacionais em todo o Brasil.
O ministro lembra que, em 2002, os investimentos em educação eram equivalentes a cerca de 4,1% do PIB. "Esse aumento ainda não é o suficiente para encerrar as discussões sobre o financiamento da educação, mas é bastante razoável para um mandato", explica Haddad, que participou, no Rio de Janeiro, do 18º Fórum Nacional.
Segundo Haddad, embora os números ainda não sejam os ideais, aproximam-se dos 6% investidos por países que "venceram o subdesenvolvimento na época em que tomaram a decisão de vencer o atraso". A Coréia dos anos 60 e o Japão dos anos 50 foram os exemplos dados pelo ministro de nações que se desenvolveram a partir de investimentos dessa ordem na educação. Entre os projetos que estão em tramitação, Haddad destaca como "prioridade número um" o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), que só tem vigência até o fim deste ano.
De acordo com Haddad, o sucesso dos projetos ligados à educação que já estão em andamento e dos que ainda serão aprovados depende de uma política de continuidade, independentemente de quem esteja no governo.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=487c1aba0af470100140984b7a595017
ANDI
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|