> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Montenegro aprova independência da Sérvia


Publicada pelo UOL 22/05/2006

Os partidários da independência de Montenegro venceram o referendo de domingo com 55,4% dos votos, anunciou nesta segunda-feira a Comissão para o Referendo, após a apuração de 399.535 das 462.937 cédulas.

"No total, 55,4% dos eleitores votaram a favor da independência de Montenegro, ao mesmo tempo que 44,6% votaram pelo Estado comum", declarou o presidente da Comissão para o Referendo, o eslovaco Frantisek Lipkaum.

Ele acrescentou que os resultados podem sofrer alterações, mas as mudanças não serão consideráveis.

A taxa de participação na votação foi de 86,3%.

"Até o momento não recebemos objeções sobre o desenvolvimento do referendo, algo que é importante", disse o presidente da Comissão.

"Prosseguimos com o processo de apuração e poderemos anunciar resultados preliminares muito próximos dos finais às 17H00 (12H00 de Brasília)", acrescentou.

O percentual de votos válidos foi muito alto, de 99,13%, contra apenas 0,87% de votos nulos.

A União Européia (UE) respeitará o resultado do referendo sobre a independência de Montenegro, afirmou o Alto Representante da UE para a Política Exterior, Javier Solana.

Montenegro, com 650.000 habitantes, e Sérvia, com uma população 15 vezes superior, fundaram em 2003, sobre os vestígios da antiga Iugoslávia, uma união com instituições que resultaram ser ineficazes.

Até o momento, Podgorica conta com uma autonomia praticamente total, com um governo, Parlamento, moeda (o euro) e um sistema alfandegário próprios.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/05/22/ult34u154900.jhtm

AFP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader