Universidade forma primeira turma de indígenas

Publicado pelo IG 23/05/2006

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) formará, no dia 6 de junho próximo, uma turma de alunos indígenas. Serão graduados 186 estudantes, em solenidade no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, às 9h. Pela primeira vez, uma universidade forma estudantes indígenas. As informações são do MEC.

Depois da formatura, os graduandos passarão a ministrar aulas de ensino médio nas aldeias com a habilitação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Estarão habilitados em licenciatura de ciências sociais, línguas, artes e literatura e ciências da matemática. A turma, aberta em julho de 2001, reúne alunos de 11 estados. A segunda turma de indígenas foi criada em janeiro de 2005, com cem estudantes.

De acordo com o coordenador do curso, Elias Januário, a experiência de reunir 44 etnias e 33 línguas diferentes em uma sala de aula foi pioneira no ensino superior. “Trabalhamos perspectivas interculturais de valorização da língua e do conhecimento indígena, ao mesmo tempo em que eles aprendiam os conhecimentos tradicionais”, explicou.

No início de junho, segundo o coordenador de educação indígena do MEC, Kleber Gesteira, o ministério repassará R$ 420 mil à Unemat por meio do Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas

Prolind