> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Comunidade e estudantes recuperam região


Publicado pelo Aprendiz 30/05/2006

(Mariana Gallo)
Recuperar um pedaço da história do Brasil Colonial e estimular o turismo é o objetivo do Programa de Desenvolvimento Estrada Real, em Minas Gerais. A idéia é unir moradores e empresários para desenvolver a região com a ajuda do turismo natural e histórico.

"A idéia do projeto é criar uma rede entre as cidades, por onde a estrada atravessa, para desenvolver e divulgar a região", afirma o diretor geral do Instituto Estrada Real (www.estradareal.org.br), Eberhard Hans Aichinger, contando que serão realizadas palestras, seminários e work-shops para conscientizar e estimular moradores e comerciantes da região a participarem das atividades turísticas e culturais.

A estrada, que atravessa os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, percorre 177 cidades as quais guardam uma grade riqueza patrimonial, cultural e se destaca pela natureza ainda preservada. "Queremos sensibilizar as comunidades para que elas saibam o valor histórico do lugar e que percebam que os patrimônios não são velharias enferrujadas, mas que precisam ser resgatados", alerta.

Alguns projetos já são desenvolvidos na região como o Memória, que estimula estudantes das escolas do ensino fundamental a fazerem pesquisas sobre a estrada e personagens que passam por lá. "O projeto dá capacitação para os professores desenvolverem com os estudantes trabalhos de pesquisa em torno da história do lugar", conta.

Outro projeto que também busca resgatar a história da região é o Educação nas Trilhas da Estrada Real, que estimula estudantes do ensino médio a fazerem pesquisas sobre o potencial turístico da região. "Estudar a Estrada Real é fazer um mergulho na história do país", afirma Aichinger.

Ainda segundo o diretor geral do instituto, uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às micros e Pequenas Empresas (Sebrae) irá estimular as lideranças empresariais das cidades a investir na infra-estrutura para receber os turistas. "A nossa intenção é elevar o índice de turistas nas cidades de 30% para 60%", disse.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=812a86260af470100140984bab9d7777

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader