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Entender Copa do Mundo vale nota na sala de aula


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 12/06/3006

Professores usam o campeonato para ensinar Português, Matemática, Geografia, até Inglês

(Emilio Sant'Anna)
Até nas escolas, a Copa do Mundo virou assunto principal. Aproveitando que o campeonato não sai da cabeça das crianças, professores usam temas como os países participantes, número de gols, conceitos como oitavas e quartas de final e esquemas táticos, para elaborarem conteúdos que, empregando a interdisciplinaridade, ensinam Português, Inglês, Geografia, História e Matemática.

No Colégio Magno, na zona sul de São Paulo, a Copa está sendo usada para estimular o estudo dos aspectos geográficos e históricos dos países da competição e também das expressões e termos técnicos do futebol. Tudo em inglês.

A coordenadora pedagógica, Lígia Brum, explica que a idéia permitiu o desenvolvimento de habilidades da língua inglesa, como leitura, escrita e oralidade. "Eles conheceram as características dos países, ampliaram o entendimento da língua e, o mais importante, ficaram muito envolvidos", conta.

Os trabalhos escolares se transformaram em painéis que ficam expostos para que todas as turmas possam conferir.

CARTAS
Leonardo Todeschini Sant'Ana, de 13 anos, da sétima série, teve média "quatro e alguma coisa" em Ciências, no último bimestre. Para recuperar a nota, agora passa das 7h45 às 17h30 na escola. Nas aulas de inglês, no entanto, seu rendimento é um dos melhores da turma, bem superior ao de Ciências. "Não gosto tanto de futebol, mas estudar a Copa prendeu minha atenção", diz.

Na escola Castanheiras, em Tamboré, as dez salas de pré-escola a terceira série se dividiram para discutir futebol, dentro das disciplinas de Português e Matemática.

A professora propôs temas como a alimentação dos jogadores e o que faziam antes de se tornarem profissionais e as crianças partiram para a pesquisa em revistas e jornais. As informações depois foram debatidas na sala de aula.

Os alunos também escreveram cartas que a direção enviou para os jogadores da seleção brasileira. Rosa Maria de Barros, auxiliar de coordenação, explica que um dos objetivos da escola foi desenvolver a linguagem oral, por meio dos debates . "Queremos que eles aprendam a perguntar e como pesquisar", diz Rosa.

Aproveitando o interesse dos alunos pelos álbuns de figurinhas das seleções, a aula de matemática para os mais novos investiu no ensino da leitura dos nomes e números.

CONTEXTO

Para os alunos da Prima Escola Montessori, na zona sul, a proposta foi pesquisar a situação política, histórica e geográfica dos países e definir o futebol nesse contexto. "A idéia é que façam isso por meio da leitura e do debate", diz a coordenadora Teresinha Marília Schwenck.

Para ela o objetivo não são os resultados da pesquisa, mas o debate. "O importante é que percebam que o esporte é um meio de inclusão."

http://txt.estado.com.br/editorias/2006/06/12/ger-1.93.7.20060612.11.1.xml

O Estado de S.Paulo

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