> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Redução da poluição prolonga vida do paulistano


Publicado pelo Governo do Estado de SP 16/06/2006

A redução da poluição do ar verificada nos últimos dez anos, na Região Metropolitana de São Paulo, evitou 16 mil mortes. Transportando esses números para o campo financeiro, chega-se a uma economia de US$ 1,5 bilhão.

Além disso, os paulistanos e seus vizinhos mais imediatos tiveram sua vida consideravelmente prolongada nestes anos, em função da melhoria da qualidade do ar, ganhando, em média, um ano e meio de vida. Expostos pelo Dr. Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, esses dados serviram para ilustrar as consequências das ações tomadas pela CETESB nos últimos anos e foram divulgados durante o lançamento da Operação Inverno 2006, hoje (08/06), na sede da agência ambiental paulista, em São Paulo. A Operação Inverno é realizada pela CETESB tradicionalmente nesta época do ano, em que as condições meteorológicas costumam ser desfavoráveis para a dispersão de poluentes atmosféricos.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, o presidente da CETESB, Otavio Okano, e os diretores Lineu Bassoi, de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, e Alaôr Ferreira, além do comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado, coronel PM José Guerra Junior, entre outros, estiveram presentes à abertura do evento.

O presidente da CETESB destacou que este ano a Operação Inverno não ficará restrita à Região Metropolitana de São Paulo e Cubatão, e se estenderá para cidades do interior do estado. O professor Goldemberg, por sua vez, elogiou a “comunicação alegre e saudável” da campanha de divulgação em 2006, que ressalta os benefícios da boa qualidade do ar para os cidadãos. E o eng. Lineu Bassoi destacou como outras ações importantes da CETESB, para os próximos meses, o início das obras de construção do novo Laboratório de Emissões veiculares, em Praia Grande, e a instalação de 11 novas estações de monitoramento automático de qualidade do ar, no interior do estado
Leia mais em:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=74559

Imprensa Oficial

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader