> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Alunos escrevem livro sobre países da Copa


Publicado pelo Aprendiz 20/06/2006

(Mariana Gallo)
Estudantes da 1° à 5° série do colégio paulistano Visconde de Porto Seguro estão escrevendo um livro em inglês sobre costumes, cultura e geografia dos 12 países participantes da Copa do Mundo de futebol. O objetivo foi conhecer outros países e desenvolver a leitura entre os estudantes. Coordenado pela área de inglês da escola, o livro "Ao redor do mundo maluquinho" será ilustrado pelo cartunista Ziraldo.

"Aproveitamos o clima da copa para estimular os estudantes a pesquisarem o mundo. Até os álbuns de figurinhas sobre o campeonato mundial foram utilizados", conta a professora de inglês da escola, Cristina Marmo.

O primeiro passo foi a pesquisa sobre cada um dos países. Depois, as informações foram repassadas aos demais alunos em um seminário. "Os estudantes trouxeram cartazes e fotos, alguns vieram até vestidos com trajes típicos dos países estudados. Como o clima é de copa, eles se interessaram mais ainda por fazer as pesquisas", disse.

Até os pais se envolveram no trabalho. Como muitos viajam constantemente para o exterior, eles ajudaram os filhos fornecendo fotos e informações sobre os países. O resultado é que os alunos além de aprenderem inglês, estudaram história e geografia dos 12 países. "E agora sabem respeitar os diferentes costumes e culturas. Muitos, inclusive, se dizem preparados para viajar e conhecer outros países", diz.

"A idéia do livro é tornar a leitura um ato de prazer e não de obrigação", conta Samuel Lago, diretor do portal Educacional que desenvolve o projeto junto à escolas de todo o país. O livro é todo escrito via internet e enviado para o cartunista fazer as ilustrações. Segundo a professora, o trabalho está ajudando os estudantes a desenvolverem tanto a linguagem do computador quanto a da literatura.

O projeto Oficina de Texto é desenvolvido, desde de 2002, pelo portal Educacional e já trabalhou com temas como a paz, meio ambiente, voluntariado e preservação da água. Cerca de 230 escolas são atendidas pelo projeto, nele os estudantes podem produzir livros com ilustrações de Ziraldo ou da artista plástica Luna, continuar contos de Luiz Fernando Veríssimo e até produzir um Jornal Tablóide. Segundo Lago, a idéia do projeto é tentar transformar a leitura em algo lúdico e prazeroso.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=ed8f03cb0af470100140984bc6c96d17

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader